O Núcleo de Educação da Subsede Serra promoveu, na última quarta-feira, 01/06, o debate “Inclusão psicossocial: refletindo sobre vivências e possibilidades do cotidiano escolar”. No evento, estiveram presentes psicólogos/as das redes municipal e particular, representantes da Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul (SMED), da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, pedagogos, psicopedagogos e estudantes. O encontro buscou discutir os principais desafios da Inclusão Psicossocial vivenciados na realidade escolar, assim como as possibilidades de ações por parte dos/as psicólogos/as educacionais.
Na primeira parte do evento, a psicóloga Fernanda Rocsane Heidrich dos Rei e a terapeuta ocupacional Giovanna Toigo Polett apresentaram o caso de uma criança de quatro anos com dificuldades comportamentais e de humor que foi acompanhada por elas. Nesse sentido, elas ressaltaram a necessidade do trabalho integrado entre escola, família, terapeutas da criança e todo o contexto escolar. Na sequência, Cassiano Camerin, psicólogo da SMED, discorreu sobre a situação de um jovem de 12 anos com problemas comportamentais que passou por sete escolas sem ter sido alfabetizado, trazendo a discussão da importância do trabalho em rede , e da interlocução e do papel do/da psicólogo/a educacional neste contexto.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação da Subsede Serra, Simone Courel, os presentes ressaltaram alguns pontos: “Debatemos a importância da compreensão do contexto para que efetivamente se discuta e se promova a inclusão social; a ênfase no olhar coletivo e não na criança; e a reflexão sobre a diversidade que abarca todo processo de aprendizagem e respalda na inclusão escolar. Também discutimos sobre as angústias do professor e a necessidade de adequação do que se pretende fazer ao contexto”, avaliou.