Nos dias 05 e 06/07 acontece em Porto Alegre (Prédio 40 da PUCRS) a Etapa Sul da “III Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): o trabalho da Psicologia na efetivação dos direitos socioassistenciais”. O evento é organizado pela Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em parceria com Conselhos Regionais de Psicologia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Para participar do evento, as inscrições devem ser feitas até o dia 02/07, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site da CONPAS: https://bit.ly/20240705e06_inscricaomostrasuas.
A abertura da Mostra será realizada na sexta-feira, 05/07, às 18h. Antes disso, das 15h às 17h, serão realizados minicursos abordando os seguintes temas “Internações involuntárias / Pessoas em situação de rua”, “Emergências e Desastres: essencialidade do SUAS” e “Elaboração de documentos no SUAS”. Escolha o minicurso de sua preferência na programação e faça a inscrição nos links abaixo.
MOSTRA NACIONAL DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA NO SUAS - ETAPA SUL
05 e 06/07/2024, Prédio 40 da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681)
Tema geral: “SUAS: O trabalho da Psicologia na efetivação dos direitos socioassistenciais”
Eixo da Região Sul: “Interseccionalidade no SUAS: As práticas da Psicologia no enfrentamento da fome e das violências”
Programação preliminar
05/07/2024, sexta-feira
14h: Credenciamento
15h às 17h: Minicurso 1: Internações involuntárias / Pessoas em situação de rua (Inscrições https://x.gd/hr2PW)
15h às 17h: Minicurso 2: Emergências e Desastres: essencialidade do SUAS (Inscrições https://x.gd/mADtq)
15h às 17h: Minicurso 3: Elaboração de documentos no SUAS (Inscrições https://x.gd/sPHTL)
17h às 18h: Intervalo
18h: Mesa de Abertura
19h: Mesa temática regional - A interseccionalidade nas práticas da Psicologia no SUAS no enfrentamento das violências
06/07/2024, sábado
08h: Credenciamento
8h às 10h: Apresentação de trabalhos
10h às 10h30: Intervalo
10h30 às 11h30: Fórum de trabalhadoras do SUAS - Os coletivos como resistência aos desmontes do SUAS: Precarização do trabalho e saúde dos trabalhadores do SUAS
12h às 14h: Intervalo para almoço
14h às 16h30: Roda de Conversa Emergências e Desastres em debate: a Psicologia no SUAS
16h30 às 17h30: Intervalo
17h30 às 19h: Mesa de encerramento - Fome: A segurança alimentar como uma questão para a Psicologia no SUAS
Apresentação de trabalhos
As inscrições para participação e submissão de trabalhos para a Etapa Sul da “III Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS” podem ser feitas até 19/06.
Poderão ser encaminhadas propostas nas modalidades “comunicação oral” (nas categorias relato de experiência e relato de pesquisa) e “exposição” (categoria pôster). De acordo com o regramento, cada proponente poderá ter a autoria principal em, no máximo, duas propostas (que devem estar relacionadas a um dos eixos temáticos).
As propostas de trabalho a serem submetidas devem ser de experiências de atuação ou pesquisa, de psicólogas/os na Política de Assistência Social, ainda que em atuações interdisciplinares ou intersetoriais.
A divulgação do resultado preliminar será feita em 21/06. O prazo para recebimento de recursos será de 22 a 23/06 e divulgação final do resultado, em 26/06. A íntegra do edital pode ser acessada clicando aqui. Mais informações em conpas.cfp.org.br.
Mostra SUAS
Em sua terceira edição, a Mostra SUAS busca possibilitar a reflexão acerca do fazer da Psicologia na Política de Assistência Social, reconhecendo-se a potência da atuação da ciência psicológica no enfrentamento das desigualdades sociais e na efetivação dos direitos socioassistenciais, sob a perspectiva do compromisso ético e social da Psicologia.
A participação na Mostra é aberta a todas/os as/os profissionais, professoras/es, pesquisadoras/es e estudantes de Psicologia que atuem na política de assistência social e nas demais políticas públicas com ações conjuntas na execução intersetorial de ofertas socioassistenciais. Também podem se inscrever demais trabalhadoras/es que atuem em conjunto com profissionais da Psicologia nestas políticas.