Psicólogas/os, estudantes de Psicologia e público em geral já podem se inscrever no II Encontro Gaúcho da Psicologia (EGP) e no I Congresso de Ecologias, Emergências e Desastres, evento que será realizado pelo CRPRS de 04 a 08/08/2025, no Teatro do CIEE (Rua Dom Pedro II, 861), em Porto Alegre.
Inscrições e mais informações em crprs.org.br/encontrogaucho
Com o tema “50 anos do CRPRS e a pluriversidade de existências”, o EGP tem o objetivo de promover conversações que abordem diferentes aspectos e campos profissionais e promovam a troca de experiências. A atividade é gratuita e a estimativa é de, pelo menos, 800 pessoas circulando pelo evento. Nesta edição, será realizado o I Congresso de Ecologias, Emergências e Desastres. Na programação, conferências, palestras, mesas temáticas, espaços de orientação técnica, exposição de pôsteres, feira de instituições, coletivos e economia solidária, fórum de trabalhadoras/es, lançamento de livros, além de programação cultural.
Já estão confirmadas as conferências “Descolonização do pensamento” com Geni Núñez; “Desafios e estratégias para pesquisa e educação em saúde mental LGBTI+” com Jaqueline Gomes de Jesus; “A Psicolog-I.A e a saúde mental frente ao colonialismo digital” com Deivison Faustino; e "Precarização do trabalho da Psicologia" com a professora e pesquisadora Janine Kieling Monteiro.
Saiba mais sobre as/os conferencistas:
Geni Núñez
Descolonização do Pensamento
É psicóloga, ativista indígena guarani e escritora. Doutora em Ciências Humanas (UFSC), tem pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Autora dos livros “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar” (2023) e “Felizes por enquanto” (2024) pela Editora Planeta. É membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI) e coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY).
Jaqueline Gomes de Jesus
Desafios e estratégias para pesquisa e educação em saúde mental LGBTI+
É psicóloga, mestra em Psicologia e doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Fundação Oswaldo Cruz (PPGBIOS/Fiocruz). Pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ/CNPq). Ex-Presidenta da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura (ABETH). Foi conselheira do CRP-DF e integrante da Comissão de Direitos Humanos do CFP. Pesquisa saúde mental LGBTI+ em países de baixa e média renda, em parceria com a Duke University (EUA). Premiada em 2024 como pesquisadora destaque pela Brazil Conference at Harvard & MIT. Recebeu em 2025 o Diploma Bertha Lutz do Senado Federal.
Deivison Faustino
A Psicolog-I.A e a saúde mental frente ao colonialismo digital
Sociólogo, mestre em Ciências da Saúde, Doutor em Sociologia, realizou pós-doutorado em Psicologia Clínica. É Professor do Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP. Autor dos livros "Frantz Fanon: um revolucionário, particularmente negro" (2018), "Frantz Fanon e as encruzilhadas: teoria, política e subjetividade" (2022), "O colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana" (2023) e "Balanço Afiado: estética e política em Jorge Ben" (2023).
Janine Kieling Monteiro
Precarização do trabalho da Psicologia
Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia (UFRGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professora titular na UNISINOS, atuando na Graduação em Psicologia e na Pós-Graduação em Psicologia e em Gestão e Negócios. Desenvolve pesquisas relacionadas à saúde/adoecimento mental e trabalho. Atua como consultora de empresas, na área de Gestão de Pessoas, há mais de 25 anos.