A União Latino-americana de Entidades da Psicologia (Ulapsi) prorrogou as inscrições e envios de trabalhos até dia 31/10/2020 para 1º Prêmio Marcus Matraga de Direitos Humanos.
O objetivo do prêmio é reconhecer e divulgar o trabalho de coletivos que tenham a participação de profissionais da Psicologia pela defesa dos Direitos Humanos na América Latina e homenagear o psicólogo Marcus Vinicius de Oliveira. Saiba mais sobre a premiação no site da Ulapsi.
O Prêmio se configura como reconhecimento a Marcus Vinicius de Oliveira, psicólogo brasileiro que foi coordenador do Grupo de Trabalho da Ulapsi sobre Psicologia e Direitos Humanos e um dos fundadores e impulsionadores do projeto Ulapsi.
Matraga destacou-se como importante liderança da Luta Antimanicomial e na promoção dos direitos humanos no Brasil e na América Latina. Foi figura de destaque no Sistema Conselhos de Psicologia em gestões do Conselho Federal de Psicologia.
CFP cobra justiça para o caso Marcus Matraga
O CFP reafirma a importância da atuação de Marcus Vinícius a Psicologia brasileira e lembra que a sua luta pelos Direitos Humanos não foi em vão. Há quatro anos, Marcus Vinícius foi assassinado no povoado de Pirajuía, município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano e até hoje as circunstâncias de sua morte não foram desvendas. A motivação do crime teria sido a luta da/o psicóloga/o pela preservação ambiental e pela defesa das populações ribeirinhas da região.
Acesse o site da Ulapsi e faça sua inscrição.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia