Para garantir a continuidade da discussão pública sobre os temas da internação compulsória e de álcool e outras drogas, o seminário online “Aspectos Técnicos Políticos da Internação Compulsória e Interdição” vai reunir profissionais de diferentes áreas para enriquecer os debates sobre o assunto. O evento será transmitido nesta sexta-feira (19/10) , das 10 às 17 horas, pelo site www.cfp.org.br.
“Este é um tema muito atual, de grande interesse da sociedade e da Psicologia e nós temos procurado qualificar a discussão do Sistema Conselhos em torno deste debate, em seus diversos aspectos”, afirma o presidente do CFP, Humberto Verona.
Mesas
Os aspectos jurídicos e políticos da internação compulsória e sua interface com a saúde mental serão tema da primeira mesa, que vai de 10 às 12h, e já conta com a confirmação da juíza Maria Lucia Karam e da representante da Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos (FNDDH), Elisa Zaneratto, como debatedoras.
A segunda mesa, que vai das 12h às 14h, abordará o tema das drogas relacionado à criminalização e violência. A mesa para discutir o assunto será composta por Maria Lúcia Karam e a integrante do Coletivo Desentorpecendo a Razão, Lana Moutian.
Para a mesa de abertura, o seminário terá a presença, além de Humberto Verona, do coordenador nacional da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Pedro Paulo Bicalho, e do conselheiro do CFP, Aluízio Brito. “Ao se falar da internação como política pública, nós estamos juntos com a Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos fazendo propostas e organizando debates em todos os estados. Os debates têm apontado para as estratégias de cuidado nas redes públicas de saúde, sempre defendendo o projeto de cuidado em liberdade, do usuário como cidadão”, completa Verona.
Importante:
O seminário será somente online e não é necessária inscrição para participar, basta entrar no site www.cfp.org.br no dia do evento e clicar no banner indicado. Qualquer interessado pode fazer perguntas e enviar comentários por formulário disponível na página da transmissão e elas serão respondidas durante o seminário. Divulgue, participe!
Fonte: www.cfp.org.br