Durante os dias 6, 7 e 8 de julho aconteceu em São Paulo o IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, organizado pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional . A conselheira e coordenadora do GT Educação Ceres Simone Simon e a psicóloga fiscal Letícia Giannechini foram as representantes do CRPRS no evento. A abertura contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona.
O programa científico desenvolveu-se entre Conferências, Mesas Redondas, Simpósios, Encontro de Estagiários, Exposições, Comunicações Orais , Painéis, Exibição Comentada de Filme, Partilhando Experiências, Fóruns e Mini-cursos.
Ceres destaca atividades entre outras de igual importância: A Mesa Redonda: “A Medicalização do Processo Educativo e a Legitimação da Exclusão Escolar”. A pediatra Cecília Collares discorreu sobre: “A Invenção da Dislexia e do TDAH”; Marilene Proença – “Retornando à Patologia para Justificar a não Aprendizagem escolar? Apropriações do pensamento Psicológico em tempos de Inclusão”; Maria Aparecida Moysés – “O Fracasso Escolar e a Legitimação da Exclusão” e a Pedagoga Juliana Pereira “ Questionando a Indústria dos Diagnósticos”.
A psicóloga aponta, ainda, o impressionante número referente ao uso de Ritalina no Brasil: em 2000 foram comercializadas 71.000 caixas; em 2004, o número aumentou para 731.000; e em 2008, chegou a 1.147.000. “A proliferação de diagnósticos sem um cuidado especial alimenta a indústria farmacêutica”, ressalta. Durante seu discurso, Cecília Collares questiona qual o preço para aumentar a concentração das crianças, e completa: “Estamos intoxicando nossas crianças em nome de uma sociedade que não aceita as diferenças”.
O Mini-curso ministrado por Mônica Correa abordou temas e debates referentes ao “O Ano da Psicologia na Educação: Balanço, Reflexões e Diretrizes” comunica que o relatório do Encontro Nacional realizado em Brasília encontra-se em fase de finalização esperando que possa ser amplamente divulgado. Muitas contribuições do CRPRS advindas dos eventos realizados no interior e na capital estão contempladas no documento de referência.