O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) vem acompanhando a mobilização de alguns psicólogos/as com relação à campanha Janeiro Branco. Surgida em Uberlândia/MG, em 2014, a campanha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade brasileira para a importância dos diálogos acerca da Saúde Mental e propõe ações simultâneas em todo o Brasil. A iniciativa “busca mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesmas”, conforme é definido no site janeirobranco.com.br.
O CRPRS apoia a iniciativa destacando que é preciso ampliar as discussões sobre saúde mental, incluindo outras pautas e trabalhando pela prevenção.
A Psicologia, enquanto ciência e profissão, trabalha pela promoção da saúde, tendo como base o entendimento de que a vida humana é complexa e de que não existe saúde sem saúde mental, sendo ela parte integrante e essencial para uma completa definição de saúde individual ou de uma população. O conceito de saúde não se limita a aspectos individuais, como a ausência de doenças psicopatológicas, mas sim, da existência de um ambiente que proporcione uma série de condições indispensáveis à convivência humana, incluindo a garantia de direitos civis, políticos e sociais, de garantia de segurança de renda e proteção social. Pensar saúde mental focado somente na presença ou não de um diagnóstico é inclusive limitar a possibilidade de tratamento desse sujeito. São muitos os determinantes de doença mental que tendem a agravar as condições de saúde: vulnerabilidade social, condições estressantes de trabalho, discriminação de gênero ou raça, convivência em áreas de violência e falta de acesso a serviços de saúde e possibilitam. O/A profissional da Psicologia baseia seu fazer e decisão técnica em procedimentos profissionais reconhecidos, analisando os fatores sociais, psicológicos e físicos como condições de existência em sua avaliação, estabelecendo a forma e os procedimentos de acolhimento, acompanhamento e tratamento deste indivíduo ou dos grupos e instituições onde atua.
Para o CRPRS, a agenda da saúde mental também se destaca ao longo do ano, em datas que ainda precisam ganhar visibilidade da sociedade em geral, como o 29 de janeiro (Dia da Visibilidade Trans), 18 de maio (Dia da Luta Antimanicomial e Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), o Setembro Amarelo (Campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio) ou o 10 de outubro (Dia Mundial da Saúde Mental).