Na próxima segunda-feira, 27/05, às 15h, acontece a live “Tereza de Benguela: Luta e Resistência – Contextos e Perspectivas", promovida pelo Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul. O CRPRS, apoiando as iniciativas de debate acerca das estratégias necessárias para a transformação social na atual conjuntura, convida todas/os a assistirem.
A live é alusiva ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha – data que nasceu do Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana, em 1992, que discutiram estratégias de combate ao machismo e o racismo que incidem de forma mais cruel sobre as mulheres negras no nosso continente. No Brasil, também se faz homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola. A data busca destacar a luta protagonizada pelas mulheres negras por uma sociedade mais justa, pelo enfrentamento das desigualdades sociais que atingem, sobretudo, as mulheres negras no acesso a direitos básicos para uma vida digna, contra as diversas formas de violência contra as mulheres e o feminicídio. É importante destacar que, além dos direitos ainda não conquistados coletivamente, o período atual demanda a luta contra a precarização dos direitos das mulheres negras e por reparações à comunidade negra.
Participam da live, como convidadas: Terezinha Paim, quilombola e conselheira CODENE/RS; Karen Luise, juíza de direito 1ª vara do júri Comarca de Porto Alegre; Jaqueline Soares, sanitarista e conselheira CODENE/RS; Mariani Ferreira, cineasta e produtora; Lúcia Garcia, economista e professora do DIEESE. A abertura será feita por Natasha Moura e a mediação será de Lúcia Regina, presidenta CODENE/RS.
A live será transmitida pela página do Facebook do CODENE/RS.