A Subsede Serra participou, na última semana, de diversas ações para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. As atividades foram promovidas em parceria com CAPS I Aquarela, CAPS Reviver, Secretaria Municipal da Saúde, Comissão de Saúde Mental, Diretório Acadêmico da UCS, Diretório Acadêmico da FSG, Movimento comunitário de Bairro Mariani.
A programação iniciou em 11/05 com o debate “Café, arte e locura” no Curinga Bar. No sábado, 12/05, com o Projeto Mariani em Ação II, atividade promovida na UBS do bairro Mariani que contou com apresentações de hip hop.
Na quinta-feira, 17/05, a colaboradora da subsede Serra, Rafaela Bossarbi, coordenou a mesa de debates “Interlocuções entre experiências e serviços” na UCS. O evento contou com a participação do usuário de Florianópolis, Nilo Marques de Medeiros Neto; do estudante de sociologia da UCS, Roque Júnior; e da psicóloga do CAPs de Farroupilha, Nádia de Césaro dos Reis. À tarde, ocorreu a exibição dos documentários “Adaptação Inteligente”, trabalho organizado por Nilo com depoimento de usuários de todo o Brasil e “Ruínas da Loucura” . “O objetivo do meu trabalho foi dar voz a que não tem voz, não tem espaço na sociedade. Com isso, queremos mostrar que não adianta só a gente se adaptar ao sistema é preciso que o sistema e a sociedade também se adaptem a gente”, explicou Nilo que é militante do movimento antimanicomial e luta contra o preconceito que ainda existe em nossa sociedade. “As pessoas tem a imagem de louco como aquele que está surtado. Queremos, com o movimento mostrar um outro lado”, afirmou.
Na sexta-feira, 18/05, a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul promoveu no auditório da FSG o encontro "Rupturas e Desafios da Reforma Psiquiátrica", com a apresentação de atividades de serviços de Saúde Mental da região. A atividade teve como convidados o usuário de saúde mental, Nilo Neto; a psicóloga, conselheira do CRPRS, Maria de Fátima Fischer e a psicóloga da Secretaria Estadual da Saúde, Simone Chandler Frichembruder.
A semana encerrou com o Sarau Antimanicomial, realizado no Bar Level Cult, com Intervenções artísticas, exposição de obras de arte e declamação de poesias.