Foi promovida em 21/02 no Fórum Social Mundial a atividade “Democracia, Direitos, Diversidade, Resistência e Luta”, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. No encontro, estiveram presentes diferentes representantes de movimentos, organizações e instâncias de que articulam lutas relacionadas à garantia de direitos.
Como uma das atividades consideradas pelo CRPRS como estratégicas para a luta antimanicomial, a mesa contou com fala sobre o tema. A psicóloga Maria de Fátima Bueno Fischer, ex-conselheira do CRPRS e militante da luta antimanicomial, apontou a importância da defesa dos territórios e do cuidado em liberdade. Em sua fala, lembrou a ocupação no Ministério da Saúde, em Brasília, pela revogação da nomeação Coordenador Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Valencius Wurch Duarte Filho. A luta pela adequada implementação da Política Estadual de Saúde Mental por parte do Coordenador de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde do RS, Luiz Coronel, contra retrocessos, também foi mencionada.
Maria de Fátima apontou que essas recentes nomeações reavivaram a luta do movimento pela continuidade das políticas públicas de saúde mental em consonância com a reforma psiquiátrica antimanicomial. Conforme a psicóloga, é preciso acabar com “a crueldade que é tirar a vida das pessoas hoje no Brasil”, com relação à forma de tratamento empregada nos manicômios.
Após a mesa, foi realizado ato com performance com a bailarina Maria Albers, a atriz Carolina Pommer, usuários de serviços de saúde mental e militantes da luta antimanicomial. Nesse momento, foi realizada a leitura de carta em defesa da reforma psiquiátrica antimanicomial, da revogação da nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho e pela implementação da Política Estadual de Saúde Mental sem retrocessos por parte de Luiz Coronel, garantindo os direitos humanos e o cuidado em liberdade.