Mídia e Psicologia: Produção de Subjetividade e Coletividade foi o tema do seminário nacional realizado nos dias 28 a 30 de junho, no Rio de Janeiro.
No final do evento, foi formulado o manifesto abaixo, em prol da democratização dos meios de comunicação social. O Documento foi submetido à Plenária e, atendida as observações do público presente, foi aprovado com uma salva de palmas.
Carta do Rio de Janeiro
Os psicólogos e interessados na área de comunicação social, reunidos no 1º Seminário Mídia e Psicologia, realizado, em Junho de 2007, no Rio de Janeiro, sob organização das entidades CFP, CRP-RJ e ABEP reafirmam sua inserção nesta discussão, indicando as seguintes proposições na formação de uma rede comprometida com a implementação de três frentes de trabalho:
1) Prática Profissional:
Estimular e incentivar o desenvolvimento de práticas do profissional de psicologia nas interfaces de mídia e subjetividade.
2) Pesquisa:
Estimular a criação de linhas de pesquisa com abrangência em mídia e psicologia nos cursos de graduação e demais níveis de formação.
3) Política:
a) Convocação da Conferência Nacional de Comunicação Social, para 2008, que garanta uma ampla e democrática participação dos diversos setores da sociedade;
b) Fortalecimento do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações – FNDC e de demais iniciativas de luta pela democratização da comunicação;
c) Pelo desenvolvimento de mecanismos de controle social das mídias;
d) Pelo fortalecimento da Campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”.
e) Pela afirmação da necessidade de se estabelecer uma política de classificação indicativa para os produtos audiovisuais, de acordo com a Portaria 264/2007 do Ministério da Justiça, conforme o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA;
f) Pelo fim da repressão às Rádios Comunitárias;
g) Pela ampliação dos debates sobre a televisão pública;
h) Por uma televisão digital que contemple os interesses da sociedade brasileira;
i) Por um Conselho de Comunicação Social composto por legítimas representações da Sociedade Civil.
CFP, CRP-RJ e ABEP