A mobilização do CRPRS - com apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, do CRPSP e do CFP - garantiu passagens aéreas para delegação gaúcha.
Baixar o arquivo completo
Versão folheável
O Sistema Conselhos de Psicologia (Federal e Regionais) apoia a realização da Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, que será realizada no dia 30 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A mobilização do CRPRS - que buscou o apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, do CRPSP e do CFP - garantiu passagens aéreas para toda a delegação gaúcha, totalizando 47 pessoas entre usuários e cuidadores, que acompanharão a marcha em Brasília.
A luta antimanicomial é bandeira há muito defendida pelo Sistema Conselhos de Psicologia, que une forças ao movimento sobre a necessidade de efetiva implementação da Reforma Psiquiátrica. A Marcha é fundamental para que os Usuários sejam tratados com o merecido respeito e assistência adequada, que lhes proporcione a reinserção na sociedade e jamais isolamento e segregação.
O Sistema Conselhos apoia, também, os pontos defendidos pela Marcha dos Usuários:
• Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)
• Cumprimento da Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216/01)
• Efetiva implantação do programa “De Volta Para Casa”, criado pelo Ministério da Saúde em 2003
• Realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental (nove anos após a III, realizada em 2001)