O CRPRS participou da Ágora “Debatendo a Internação Compulsória” realizada na tarde de quinta-feira, 09/05, na 8ª edição do Mental Tchê, em São Lourenço do Sul. A conselheira Vania Mello ressaltou os aspectos preocupantes das iniciativas governamentais que defendem a internação compulsória. “A prática, adotada principalmente pelas cidades que se preparam para receber grandes eventos como a Copa das Confederações e Copa do Mundo, reprime violentamente a população que está em situação de rua, violando os direitos humanos de pessoas já fragilizadas por problemas oriundos da exclusão social, afirmou Vania.
O Conselho Regional de Psicologia acredita em uma política inclusiva, humanizada, não discriminatória e que garanta o direito à saúde, à liberdade, à integridade e à dignidade das pessoas em situação de rua, em uso de drogas ou não, em oposição às medidas de internação compulsória que estão sendo adotadas em nome da na defesa da ordem pública e travestidas por um discurso de proteção ao direito à saúde e à vida dos usuários de drogas.
A mesa contou também com a participação da coordenadora adjunta da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Fernanda Nicacio; da Coordenadora Estadual de Saúde Mental (SES/RS), Károl Veiga Cabral e do Gerente Administrativo da Coordenação de Saúde Mental de Santo André/SP e Supervisor Institucional de CAPS AD, Décio de Castro Alves.
No final da tarde de quinta-feira, 09/05, o grupo Accademia Della Follia apresentou trechos do espetáculo "Azul como a Liberdade".
O Mental Tchê, realizado de 08 a 10 de maio, no Camping Municipal de São Lourenço do Sul reúne usuários dos serviços, familiares, estudantes, residentes, profissionais e simpatizantes da área de saúde mental de todo o estado.