Entidades da área da saúde realizarão no dia 9 de março mobilização nacional contra o projeto de lei que cria o Ato Médico. O movimento reunirá conselhos profissionais, sindicatos, movimentos estudantis e outras entidades em manifestações por todo o país. O ato mobilizará profissionais e estudantes de Psicologia, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Biomedicina, Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Farmácia, Biologia, Medicina Veterinária, técnicos em Radiologia, entre outros campos da saúde afetados pela lei.
Além da participação na mobilização nacional, os Conselhos Regionais de Psicologia, Nutricionistas, Serviço Social, Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul promoverão no dia 7 às 11h caminhada no Parque da Redenção em Porto Alegre. O objetivo é conscientizar a população sobre a posição dos profissionais da saúde com a entrega de informativos e a promoção de diversas atividades. Os Conselhos ficarão reunidos próximos ao monumento do Expedicionário.
Desde a aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados em outubro de 2009, o CRP/RS vem empreendendo esforços contra PL 7703/2006. Em novembro do ano passado, o Conselho participou de audiência junto aos senadores Pedro Simon, Paulo Duque e Lúcia Vânia para manifestar a oposição ao projeto. Além disso, os presidentes dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia assinaram em dezembro manifesto encaminhado a parlamentares e ao Presidente da República.
O manifesto contra o Ato Médico pode ser conferido no site www.naoaoatomedico.org.br. O vídeo da campanha promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) pode ser visto em www.youtube.com/confederalpsicologia.