Entre os dias 19 e 23/05 aconteceu a quarta edição do evento "Nós, Louc@s" e a segunda edição do evento “SUSpira”, reunindo atividades promovidas pelo Fórum Gaúcho de Saúde Mental – Núcleo Serra Gaúcha, com o objetivo de dar visibilidade à Luta Antimanicomial. A iniciativa teve apoio do CRPRS e contou com a participação do conselheiro do CRPRS, Luís Henrique da Silva Souza, e das/os colaboradoras/es integrantes da Comissão Gestora da Subsede Serra, Bruno Samuel Bopsin, Débora Kieling Pavan, Jocelia da Cruz de Almeida e Lisandra Mendes da Silva.
Com o tema "Loucura é o que pensam de nós!", uma frase da usuária Maria Mercês da Silva (Hospital Dia de Marília-SP), o “Nós, Louc@s + SUSpira” encerrou as atividades da semana de Luta Antimanicomial, alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na última sexta-feira, 23/05, com a participação de Denise Correa e Cida Lopes do Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou!, grupo formado por usuários, trabalhadores da rede de saúde mental do Rio de Janeiro, além de simpatizantes da causa por uma sociedade sem manicômios, que celebra 20 anos de folia.
A conversa foi mediada por integrantes do Fórum Gaúcho de Saúde Mental - Núcleo Serra Gaúcha (FGSM - Serra), que promove o Nós Louc@s, permitiu ao público, que acompanhou a conversa, conhecer mais da realidade dos usuários e desse projeto que une arte e cultura popular com a luta antimanicomial.
Além disso, na quinta-feira, 22/05, foi tratado sobre “Escola, Saúde Mental e Sociedade: Que Vínculos Estamos Tecendo, onde integrantes do FGSM - Serra conversaram com a psicóloga clínica Renata de Geroni, e o assistente social Rafael Moreira sobre temas relacionados à infância e adolescência, bem como a atenção dada a esses públicos em ambientes escolares e os desafios do cuidado da saúde mental.
À tarde, o debate foi sobre “Saúde, trabalho e geração de renda com a população em situação de rua” por meio da mesa conduzida pelo responsável pelo FGSM - Serra, Roque Jr. e da redutora de danos e trabalhadora do SUS e do SUAS, Veridiana Farias Machado, que desenvolve trabalhos diversos com a POP Rua em Porto Alegre, e pode compartilhar parte do desenvolvimento e também dos resultados das atividades realizadas nesses mais de 20 anos de atuação.
A quinta-feira foi encerrada na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) com um sarau artístico que contou com a presença de público para prestigiar músicos locais, como Adriel Seib, que participou com intervenções musicais em voz e violão, e Jean Belíssimo, o poeta marginal conhecido com Soul Jan, que pode compartilhar sua poesia com os presentes. Na ocasião, a tão esperada performance relacional “O Anti-Psiquiatra Dr. Alceu” permitiu aos presentes “consultas desconstruídas” com este profissional e artista tão necessário.
A programação da quarta-feira, 21/05, foi um dos marcos da edição do evento, já que trouxe o SUSpira Caxias, idealizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, para o Centro de Cultura Ordovás. Com atrações artísticas e demais ações em prol da Luta Antimanicomial, como a vivência sonora com os musicoterapeutas Kalinca Medina e Cristiano Cemin, Cortejo com Bloco de Carnaval da Nau da Liberdade, composto por usuários da RAPS, oficinas, teatros, comida e outras intervenções para o público.
A quarta-feira ainda teve mesas na parte da manhã, com Integrantes do FGSM - Serra para falar da história da Saúde Mental, bem como os desafios e conquistas desse tempo de atuação, e, à noite, lançamento do Dossiê da RENILA contra Manicômios Judiciários, com a participação de Thaís Lopes Rodrigues (FLAMAS-SP), Ana Beatriz Linhares (psicóloga) e Fernanda Facchin Fioravanzo (psicóloga da Escola do Serviço Penitenciário da Secretaria de Segurança Pública do RS), que trouxeram em linguagem mais acessível questões jurídicas acerca dos desdobramentos da situação destes mecanismos de cuidado restritivos, que são os manicômios judiciários.
A terça-feira, 20/05, foi dia de se debruçar sobre a Redução de Danos com a psicanalista e pós-doutora pela Fiocruz, Marta Conte, e o psicólogo e integrante do FGSM - Serra, Daniel Araújo dos Santos, que puderam contextualizar a história dessa ferramenta de cuidado, bem como apresentar exemplos reais e práticos de trabalhos em campo. Na terça também foi organizado o podcast Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, sobre a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental.
As atividades da semana iniciaram na segunda-feira, 19/05, com abertura no Legislativo Caxiense, com a presença de integrantes do FGSM - Serra, trabalhadores e usuários de serviços de saúde mental, bem como algumas personalidades políticas e comunidade em geral.
Neste ano, o evento também marcou a 1ª Semana Municipal da Luta Antimanicomial, aprovada por lei, e que se propõe a reunir comunidade, estudantes, profissionais da saúde, usuários e familiares em uma programação diversa, com atividades presenciais e virtuais, como o que foi proposto por meio da programação.
Conforme Roque Jr., a ação buscou desconstruir preconceitos e ampliar o debate público sobre saúde mental, cuidado em liberdade e os desafios da Reforma Psiquiátrica. “Quero agradecer a todas/os/es que fizeram parte dessa organização e já deixar o convite para a quinta edição do Nós Louc@as, que será realizada dias 09 e 10/10, marcando o Dia Mundial da Saúde Mental. Estamos preparando um evento presencial no formato de ágora, como a origem do evento, com o microfone aberto a usuárias/os e trabalhadoras/es”, destacou Roque Jr.
Todas as mesas virtuais ficaram gravadas e podem ser acessadas neste link https://sites.google.com/view/4o-nos-loucos-suspira-caxias25/ , assim como outros conteúdos relacionados às atividades.
Sobre o evento "Nós, louc@s"
Criado em 2019, o evento é inspirado em ações como a Parada Gaúcha do Orgulho Louco (Alegrete) e o Mental Tchê (São Lourenço do Sul), e propõe um espaço de acolhimento, escuta, arte e troca de experiências sobre o cuidado em saúde mental. O nome “Nós, Louc@s” remete à ideia de transformar os nós que aprisionam em laços de solidariedade.
Sobre o evento “Suspira”
Realizado em 2023, a primeira edição do SUSPira Caxias foi construído a muitas mãos, com diferentes parcerias e idealizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Em 2025 passou a compor o calendário de ações alusivas à defesa da Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicolonial, realizando a 1ª Semana Municipal da Luta Antimanicomial.
Sobre o Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM) - Núcleo Serra Gaúcha
Reconstruído em 2018, o Fórum é um coletivo de militantes, profissionais, usuários e familiares engajados na defesa de uma sociedade sem manicômios, com cuidado humanizado e em liberdade. O FGSM-Serra atua em sintonia com a RENILA e o Fórum Gaúcho de Saúde Mental, fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os princípios do SUS.
Texto: Claudia Palhano, jornalista e integrante do FGSM - Serra
Imagens: FGSM Serra + SUSpira/Divulgação