O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) vem a público manifestar seu completo e irrestrito apoio à greve dos/as trabalhadores/as do Estado deflagrada em 26 de novembro deste ano, em resposta ao pacote de reforma administrativa enviada pelo Governo Estadual à Assembleia Legislativa.
Temos recebido sistematicamente relatos de trabalhadoras psicólogas e trabalhadores psicólogos vinculados ao funcionalismo estadual, em diversas regiões do estado e de diversas áreas de atuação. São relatos que trazem no decalque de cada palavra a reverberação de uma política de governo irresponsável com os corpos, coletivos e individuais, dos sujeitos diretamente afetados por tais políticas: trabalhadoras, trabalhadores e a população gaúcha usuária dos serviços.
Há 48 meses os/as trabalhadores/as do Estado enfrentam atraso e parcelamento de salários, além da falta de reajuste nos últimos cinco anos. O nomeado "Pacote da Morte", apresentado pelo Governo, agrava essa situação ao retirar direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores e acirra o quadro de precarização dos processos de trabalho e de fragilização de programas e políticas de Saúde e Educação oferecidos à população. Frente a isso a greve é uma ferramenta de luta legítima da classe trabalhadora.
O CRPRS se coloca ao lado das trabalhadoras e dos trabalhadores estaduais na defesa de condições de trabalho dignas, que deem suporte a uma atuação profissional sustentada ética e tecnicamente, fundamentais ao Estado Democrático de Direito, consolidado por meio de políticas públicas de qualidade.