Os membros da Gestão Mobilização (2013-2016) lamentam o falecimento do colega, apoiador e amigo Samuel Eggers, ocorrido no dia 13 de setembro.
Um assassinato levou deste mundo um colega que afetou com potência de vida todas as pessoas que tocou e todos os espaços pelos quais passou. Formado em Psicologia pela UFRGS, Samuel foi um pacifista convicto, preocupado com a violência em nossos laços sociais, um ativista ambiental, um cidadão sensível a inúmeras causas sociais que não passava indiferente por nenhum espaço que participara, pelo contrário, tinha uma incansável paixão pelos processos coletivos. Implicado com a construção dos espaços que ocupara.
Sempre em luta pelos movimentos estudantis, por uma formação de qualidade construída com os estudantes, por uma sociedade sem manicômios, sem opressão, sem racismo, pelo feminismo, pela diversidade, pela liberdade de expressão, pela natureza. Um parceiro muito querido, sempre disposto e atento a pensar a Psicologia junto às diversas profissões. Samuel contagiava com o inesgotável desejo de aprender cada vez mais deixando bem traçado em seu caminho a ousadia de pensar e repensar.
"A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!
Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida..."
(Mário Quintana)
Samuel foi um incentivador da candidatura da Chapa Mobilização e contávamos com o seu apoio e participação nas futuras ações da nossa gestão, levaremos presente no nosso trabalho o que aprendemos com o colega que deixou um caminho ousado e inspirador para pensarmos as ações no campo profissional e pessoal. Não é apenas uma perda para quem teve a honra de conhecê-lo, mas uma grande perda para a nossa profissão, a qual lamentamos profundamente.
“(...) nós não lutamos só por algumas árvores. Embora elas sejam o aspecto mais gritante da coisa toda, elas são apenas a ponta do iceberg – um sinal de que há coisas muito piores que não conseguimos ver, apenas intuir. Em nome de um "progresso" que beneficia poucos, entregamos não apenas nossas árvores, mas nossos direitos e nosso futuro, para que sejam administrados em nosso nome, para que não nos incomodemos com essa "coisa chata" que é a política e possamos viver nossas vidas particulares em paz, sem termos que nos preocupar com nada nem ninguém, apenas nossos umbigos. Em troca desta paz, perdemos o nosso direito de decidir o rumo que nossa cidade irá tomar. Parece pouco pra você? Então pense: onde você quer viver, trabalhar, ver seus filhos crescer, envelhecer? Você sinceramente acha que deixando que um comitê de supostos especialistas saberá decidir o que é melhor para você, ou que tomará todas as decisões levando em consideração o que é melhor "para todos"? A cada dia que passa a resposta me é mais e mais clara” (Samuel Eggers)*
Com essa nota deixamos o pesar aos familiares e amigos. A Gestão Mobilização inicia impulsionada pelas palavras e trajetória de Samuel, sempre PRESENTE.
Porto Alegre, 17 de Setembro de 2013.
*trecho extraído de postagem publicada no dia 5 de junho de 2013 na sua página do facebook.