O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) comunica, com pesar, o falecimento, na manhã desta quarta-feira, 10 de março de 2021, de Jorge Daniel Rodrigues Sosa, 57 anos, porteiro dedicado do condomínio Mérito, onde está localizada a sede da entidade. Seu Jorge, como era carinhosamente conhecido, deixará muita saudade em todas/os que tiveram o privilégio de conhecê-lo, de serem recebidas/os com afeto e simpatia inigualáveis, com um sorriso que emanava esperança, em cada entrada e saída pela portaria do prédio do CRPRS. Faleceu devido a complicações da Covid-19, em Taquari, para onde foi transferido devido à ausência de leitos de UTI em Porto Alegre.
Seu Jorge era um trabalhador terceirizado que não teve a oportunidade de realizar isolamento social e seguiu durante toda a pandemia locomovendo-se com transporte público e colocando-se cotidianamente em risco, realidade de muitos em nosso país. A falta de um plano nacional de imunização, de medidas de restrições eficazes e de políticas públicas para garantir o cuidado e a segurança da população tem vitimado milhares de trabalhadoras e trabalhadores como seu Jorge.
A Gestão Frente em Defesa da Psicologia RS reitera o compromisso de seguir na defesa da vacinação pública e gratuita, pelo SUS, para toda a categoria de psicólogas/os e toda a população brasileira. Entende-se que somente assim a garantia de segurança e proteção da saúde poderá ser ampliada e atingida. A Psicologia escolhe a vida. Jorge lutou por ela, perdeu. Perdemos todos. Saudosas e saudosos de nosso querido uruguaio, seguimos.