O Conselho Regional de Psicologia do RS lamenta, com profundo pesar, o colapso com a falta de oxigênio em Manaus/AM, bem como as inúmeras vidas ceifadas recentemente em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Desde o último final de semana, o avanço dos casos de Covid-19 em Manaus vem se intensificando, numa dimensão assustadora, ocasionando escassez no fornecimento de oxigênio aos serviços de saúde, obrigando a transferência de pacientes para outros estados. Os cemitérios bateram recordes de ocupação, precisando ampliar suas instalações de câmaras frigoríficas.
Manifestamos nossa solidariedade à população de Manaus e alertamos aos danos do negacionismo e descaso promovidos por muitas lideranças de forma irresponsável. Diante desse cenário, ainda há espaço para negar a relevância e urgência na tomada de decisões para resolver a crise sanitária mundial que vivemos?
Manaus pede socorro. O Brasil pede socorro.
A situação, mais uma vez, nos coloca diante da necessidade de defender o Sistema Único de Saúde universal e gratuito, com investimento à altura das necessidades de toda a população e com gestão responsável e comprometida com o direito à vida e à saúde das brasileiras e brasileiros. Este é um compromisso do CRPRS e deve ser de toda a sociedade.
O CRPRS se coloca à disposição para fortalecermos a rede de apoio e para minorar o sofrimento destas/es brasileiras/os, no que for necessário. Estamos com vocês, povo de Manaus, na torcida pela pronta superação desta crise!
Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul