A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) lançou a cartilha “Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Covid-19: proteção social a grupos vulnerabilizados“, da série de cartilhas “Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19”.
Esse trabalho foi desenvolvido em parceria com pesquisadoras/es colaboradoras/es do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES), da FIOCRUZ, e contou com a colaboração de dois professores de universidades do Rio Grande do Sul: Adolfo Pizzinato (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e Beatriz Schmidt (Universidade Federal do Rio Grande – FURG).
A nova publicação destaca como o cenário de pandemia tem agravado as consequências das desigualdades sociais. “Essa leitura crítica e cuidadosa é fundamental para que os profissionais do SUAS identifiquem grupos populacionais que se encontram vulnerabilizados, em situação de risco ou violação de direitos”, afirmam os autores. O objetivo é instrumentalizar as equipes do SUAS no que se refere à saúde mental e à atenção psicossocial. “Esse material aborda, especificamente, a população negra, as pessoas com deficiência, a população LGBTI+ e os povos e as comunidades tradicionais, no sentido de apresentar ações possíveis no âmbito do SUAS para o enfrentamento da pandemia e a garantia dos direitos desses grupos”.
Clique aqui para acessar a cartilha na íntegra.
Informações: Fiocruz Brasília