Na sexta-feira, 07/11, o Núcleo de Educação promoveu o evento “Inclusão nos processos educativos: como a Psicologia pode contribuir?", no Auditório do CRPRS em Porto Alegre.
A psicóloga Andrea Severo da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (FADERS) falou sobre a importância da estimulação precoce e do cuidado que devemos ter para que diagnósticos não se transformem em rótulos, antecipando e limitando o futuro da criança com deficiência. “Muitos diagnósticos colocam a criança no terreno da não possibilidade”.
Para Andrea, o grande desafio da Psicologia é trabalhar na resignificação de conceitos e práticas voltados à inclusão, tendo como paradigma a concepção dos Direitos Humanos. “A escola e a sociedade precisam se adaptar às crianças. Falar em educação inclusiva é falar de Direitos Humanos”, afirmou Andrea, que fez referência à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6949/2009), documento muitas vezes desconhecido pelos profissionais.
Em sua apresentação, Mara Lago, assessora técnica da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, mostrou como a rede de ensino de Porto Alegre foi sendo reformulada visando à inclusão. “As escolas especiais ainda são necessárias para acolher alunos que não se adaptam às escolas regulares. Porém, a inclusão em uma escola regular é um ideal a ser perseguido, não podemos perder esse foco. Para isso, precisamos trabalhar as dimensões política, cultura e prática da inclusão”, destacou Mara.
Para ela, a Psicologia Institucional deve embasar a intervenção do psicólogo nos processos educativos. “Escola não é lugar para atendimento Clínico. A Psicologia foi inserida nos processos educativos para pensar maneiras de incluir as crianças que tradicionalmente eram afastadas da escola. Precisamos mostrar às escolas que não são os alunos que devem se adaptar e que cabe à instituição se transformar para atender seu público, encontrar sua própria forma de lidar com isso”, afirma. Mara acredita que não é a formação do professor que irá garantir a inclusão nas escolas. “Muito mais do que formação, os professores precisam estar dispostos a aceitar o aluno. Professores inclusivos são aqueles que têm disposição em aprender”.
A atividade foi mediada pela psicóloga Simone Courel, colaboradora do Núcleo de Educação.
Núcleo de Educação do CRPRS
Vinculado à Comissão de Políticas Públicas, o Núcleo de Educação é um espaço reservado para discussão coletiva entre psicólogos/as e profissionais da educação, construindo e divulgando as novas políticas para o campo educacional e escolar.
Durante o evento, a conselheira Simone Bampi, coordenadora do Núcleo de Educação, fez o convite para que todos interessados no tema participem das reuniões do Núcleo, que acontecem mensalmente na sede do CRPRS em Porto Alegre. A próxima reunião está agendada para sexta-feira, 28/11, às 14h. Mais informações pelo e-mail comissoes@crprs.org.br.