Na quarta-feira, 12/08, às 17h, o Núcleo de Relações Raciais acompanha o debate online "Genocídio da Juventude Negra no Brasil", que será promovido pela Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. O evento se propõe a contribuir e dialogar com a categoria sobre os lugares de intervenção e de participação política da Psicologia na transformação da realidade histórica do racismo e da violência racial no Brasil, culminando em uma de suas mais concretas formas: o genocídio da juventude negra brasileira.
O bate-papo será coordenado por Valter da Mata, integrante da Comissão de Direitos Humanos do CFP e mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e terá como convidados Daniel da Silva Bento Teixeira, advogado especializado em Direitos Difusos e Coletivos, coordenador de projetos do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), e Débora Maria da Silva, promotora popular e Coordenadora do Movimento Mães de Maio.
Para Valter da Mata, os/as psicólogos/as estão, em sua maioria, despreparados/as para lidar com a questão do racismo. “O racismo existe em nosso país e atinge de forma distinta as pessoas a partir da sua cor de pele. Assim sendo, é fundamental para o profissional entender como o racismo atravessa a sua compreensão de mundo, assim como atravessa a subjetividade da pessoa atendida”, aponta.
Perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais, no dia do evento, usando a hashtag #PapoPsi.
A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada e comentada no link no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=B4bWnBMcjPA.