O Núcleo do Sistema Prisional promoveu na quarta-feira, 13/08, roda de conversa sobre o tema “Monitoração eletrônica e a atuação do psicólogo com a nova tecnologia”, na Subsede Centro-Oeste (Rua Marechal Floriano Peixoto, 1709/401) em Santa Maria. O encontro deu início ao processo de descentralização das reuniões do Núcleo do Sistema Prisional na Região Centro-Oeste.
As conselheiras Luciane Engel e Bruna Osório falaram sobre a importância de se criar e manter espaços de discussão sobre o trabalho do psicólogo no Sistema Prisional. O ex-conselheiro e colaborador do CRPRS, Pedro Pacheco, falou das discussões que o Sistema Conselho vem fazendo desde 2003, o que resultou em Resoluções importantes para a atuação do psicólogo no Sistema Prisional, bem como movimentos para garantir os direitos humanos neste âmbito. Já os colaboradores Gustavo Polese, Cristian Colovini e Sandra Correa apresentaram os estudos realizados em torno da monitoração eletrônica e das possibilidades de trabalho visando à saúde e garantia de direitos com a realidade da nova tecnologia.
A atividade reuniu psicólogos, assistentes sociais e advogados da Susepe, além de estudantes de Psicologia. A atuação junto ao Sistema Prisional e suas relações com as políticas públicas e direitos humanos foram abordadas durante o encontro.
Núcleos do Sistema Prisional
Os Núcleos do Sistema Prisional buscam aprofundar os estudos acerca da temática e fomentar debates e troca de experiências, gerando conhecimento que permita a criação de estratégias de trabalho, de acordo com as prerrogativas de atenção à saúde pública e de ações que puncionem avanços sociais na área. Na Sede e Subsedes são promovidas rodas de conversa, pesquisas bibliográficas e produção de textos. Os Núcleos são abertos à participação de interessados em contribuir no fortalecimento de redes de apoio para ações políticas neste âmbito.
Em setembro, será realizado um encontro na Subsede Sul, em Pelotas, para promover a descentralização dos debates relacionados ao Sistema Prisional também nesta região do estado. Mais informações em comissoes@crprs.org.br.