Na quarta-feira, 26/04, o Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste e a Comissão de Educação promoveram, na Subsede Centro-Oeste, em Santa Maria, a Roda de Conversa sobre a Diretriz Externa para a Prática Profissional nº 01/2022 – Serviços de Psicologia nas redes públicas de educação básica.
A atividade reuniu psicólogas/os e estudantes de Psicologia e teve como objetivo discutir e compreender a Diretriz Externa para a Prática Profissional nº 01/2022, publicada em dezembro de 2022. A Diretriz tem o propósito de orientar e contribuir, elucidando sobre as especificidades da Psicologia Escolar e Educacional, para a elaboração de regulamentações e demais ações administrativas relacionadas à prestação de serviços de Psicologia nas equipes multiprofissionais das redes públicas de educação básica referenciadas na Lei n° 13.935 e no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) – Lei nº 14.276.
“Na roda, destacamos não só a importância de orientar gestoras/es no processo de regulamentação da Lei, mas, também, elucidar a própria categoria sobre o nosso fazer e as especificidades da Psicologia escolar e educacional. Nossa categoria vem lutando e se inserindo cada vez mais na Educação. Por isso, precisamos consolidar nosso papel e nossa identidade para, assim, firmar nosso fazer nesse campo”, avalia a conselheira Silvana Maia Borges.
O tema da violência nas escolas, tão em evidência ultimamente, também foi pauta da roda de conversa. Para Silvana, é preciso trabalhar o papel da Psicologia nesse enfrentamento, reforçando sua contribuição colaborativa, ou seja, a atuação deve ocorrer sempre junto a outras/os profissionais da Educação.