A Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad) realiza oficina tendo como propósito o “Fortalecimento da Rede de Proteção e Assistência a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual: Pactuando o Fluxo de Retaguarda do Disque 100”.
O evento é nesta semana, dias 28 e 29 de julho, no Palácio do Ministério Público (Praça Marechal Deodoro, 110 – Porto Alegre).
A assessora técnica do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), psicóloga Silvia Giugliani, irá acompanhar a oficina.
Nos dois dias, será discutido o processo percorrido por uma denúncia desde o momento em que é recebida pelo Disque Denúncia - seja ele nacional, estadual ou municipal –, sua entrada no Conselho Tutelar e os sucessivos encaminhamentos no sentido de fazer cessar a violência, proteger as vítimas promovendo seus direitos e, conseqüentemente, acionando o sistema de responsabilização dos agentes violadores. Serão discutidos os elementos facilitadores do processo bem como os entraves encontrados no caminho e que caracterizam os “circuitos” e “curtos circuitos” da denúncia.
Mais informações pelo fone (51) 3233-1507.
28 de Julho (segunda-feira)
Manhã
9h - Abertura
10h - Intervalo
10h30 - Apresentação Projeto e validação do Portal - Dalila Figueiredo, Presidenta da Asbrad, e Leila Paiva, Coordenadora do Programa de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes - SEDH/Presidência da República
12h - Intervalo para almoço
Tarde
14h - Direitos Humanos e a perspectiva da violência contra crianças e adolescentes como violação de direitos - Thaís Dumêt Faria, Coordenadora do Projeto de Combate ao Tráfico de Pessoas da Organização Internacional do Trabalho – OIT
15h - Direitos Humanos e Sexualidade - Carmen Pilan, Psicóloga - SP
16h - Intervalo
16h30 - Garantia dos Direitos Sexuais da Criança e do(a) Adolescente - Fernando Luz , SEDH
18h - Encerramento do dia
29 de Julho (terça-feira)
Manhã
8h30 - Metodologia do Disque Denúncia Nacional – DDN 100 - SEDH
10h - Intervalo
10h30 - Rede de Proteção e Retaguarda - Ângelo Motti, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
12h - Intervalo para almoço
Tarde
14h - Pactuação do Fluxo de Retaguarda do Disque 100
16h - Intervalo
16h30 - Pactuação do Fluxo de Retaguarda do Disque 100
18h - Encerramento