O Episódio 47 do CRPCast destaca os (im)pactos da branquitude no avanço e fortalecimento do SUAS, dando sequência às discussões feitas durante a Etapa Sul da III Mostra Psicologia no SUAS.
A atuação da Psicologia na garantia de direitos humanos e socioassistenciais, especialmente no Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, é atravessada por marcadores sociais relacionados a etnia, gênero, classe e sexualidade. Afirmar essas diferenças é fundamental para a construção de um SUAS equânime calcado na garantia de direitos e na proteção da dignidade humana, sobretudo das populações historicamente alijadas de seus direitos. Caso das comunidades periféricas, da população negra, LGBTQIA+, comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, povos de terreiro e tantos outros grupos que cotidianamente enfrentam o racismo religioso.
Para discutir esse contexto em que os serviços de Assistência Social lidam com diferentes formas de opressão construídas a partir da colonialidade e da branquitude, convidamos a psicóloga e poeta Maíne Alves Prates e o psicólogue Wanderson Vilton Nunes da Silva.
Maíne é mestra e doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, compondo o Núcleo de Estudos É'lééko (Elecô) - Agenciamentos Epistêmicos Antirracistas Descoloniais. Atua como promotora de saúde da População Negra em Porto Alegre e tem experiência na assistência social e na saúde mental.
Wanderson é professore e pesquisadore periférico, nordestine do interior de Pernambuco. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas, possui doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco na condição de pós-doutorande e membre do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Modos de Subjetivação do Núcleo de Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação, o E-politcs (I-pólitics) da UFRGS.
A Roda de Conversa foi mediada por Saraliz, graduande em Psicologia pela Uniritter e estagiárie no Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.