O Conselho Regional de Psicologia (CRPRS) promoveu na última terça-feira, 15/05, palestra sobre Saúde Mental, em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial. O encontro ocorreu no Hotel Morotin, em Santa Maria, e contou com a participação de 110 pessoas, incluindo psicólogos, estudantes de psicologia e profissionais de outras áreas, como enfermagem, serviço social, terapia ocupacional, nutrição, publicidade e jornalismo. Houve também a presença de profissionais dos serviços de saúde mental do município e da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e dos colaboradores do GT Centro-Oeste do CRPRS.
Os palestrantes do evento foram Guilherme Carlos Corrêa (UFSM) e Débora Rocha da Costa (CAPS). O objetivo do evento foi promover a reflexão sobre a importância da luta antimanicomial no cenário local e problematizar as linhas de cuidado em saúde mental na região. Débora falou sobre experiências criativas com diversidade, sobre a mudança de paradigma epistemológico na saúde mental e sobre práticas de cuidado aliadas à ética do cuidado “Conversamos sobre os aspectos culturais e a respeito do imaginário que se tem sobre o louco. Apresentamos a história da loucura, com os fatos históricos que ocorreram até a Reforma Psiquiátrica”, conta Débora.
Na ocasião, também foi apresentado um vídeo sobre a oficina de hip-hop, elaborado por acadêmicos de publicidade e propaganda, profissionais e usuários do CAPS, com coordenação do psicólogo Douglas Casarotto de Oliveira.
18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Em 2012, comemora-se no Brasil 25 anos da Luta Antimanicomial. O Sistema Conselhos de Psicologia defende a completa substituição do modelo manicomial pelo tratamento em liberdade e a perspectiva da participação social. Para tanto, apoia a Lei da Reforma Psiquiátrica (nº 10.216/2001) e luta pela efetiva implementação dessa política, que exige a transformação de muitas outras políticas e que convoca a sociedade ao olhar e à ação solidária em nome da possibilidade da garantia da igualdade na diversidade.