Durante o segundo semestre de 2009, o Conselho Regional de Psicologia da 7ª Região estará promovendo sete Seminários Regionais e um Estadual para debater o papel do psicólogo no cuidados de pessoas que usam drogas. O Projeto Outras Palavras é uma iniciativa da Comissão de Políticas Públicas (CPP) do CRPRS e tem como objetivo ampliar a discussão sobre o assunto.
Os encontros que acontecerão no Rio Grande do Sul têm o intuito de reunir trabalhadores, gestores da diferentes áreas (saúde educação assistência social) usuários, familiares, organizações da sociedade civil e comunidade loco regionais para informar, sensibilizar e discutir sobre a questão. Serão discutidas estratégias de intervenções baseadas nas diretrizes propostas pela Política Nacional de álcool e drogas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde que tem como premissas a Redução de Danos e a Luta Antimanicomial.
A principal crítica dos psicólogos engajados no projeto e apoiados pela gestão Plural Psi é que não se pode naturalizar a atitude de negação que continua excluindo e segregando através da desculpa do desconhecimento. De acordo com Loiva De Boni Santos, Psicóloga Social Comunitária, consultora em Dependência Química e conselheira do CRP, existe uma atitude social reforçada pela mídia de negação dessa realidade: “Vivemos em uma sociedade onde o estímulo ao consumo e a busca imediata do prazer como fonte da felicidade é desencadeadora de toda a ordem de compulsões, por isso não se pode focar o problema apenas em uma substância, como se o sujeito não tivesse vida própria. A sociedade assim como o usuário sem controle e a família adoecida negam o problema, naturalizando essa negação, a ponto de não querer ‘Nem pensar’, muito menos falar sobre isso. É preciso pensar que temos na escuta humana a nossa ferramenta de trabalho, nela se manifesta a subjetividade humana, e é por essa expressão que se dá a elaboração dos conflitos, por isso precisamos sim pensar e falar”.
Os Seminários
Os encontros serão divididos em três momentos. A primeira parte será uma mesa redonda que refere sobre a subjetividade humana e a relação com a droga, contemplando aspectos básicos do uso abusivo e dependência de álcool e outras drogas, bem como as orientações da política nacional para o tema. Além disso, trará o relato de experiências que deram certo do cuidado em liberdade e em rede. Na segunda parte serão desenvolvidas discussões com foco no cuidado de crianças e adolescentes, na perspectiva da Educação e assistência social, sempre focando trabalhos exitosos que existem no Estado ou região, o segundo momento serão rodas de conversa conduzidas por especialistas na área. Na Plenária Final serão relatados os resumos das discussões que, depois de sistematizados, irão compor o material de pesquisa que o CREPOP vem realizando com auxilio da CPP. Este material deverá auxiliar na discussão do GT Nacional, bem como na proposição de material de referência para a categoria e redes de cuidado.
Datas:
11 de setembro: Pelotas
11 de setembro: Passo Fundo
25 de setembro: Santa Maria
02 de outubro: Caxias do Sul
02 de outubro: Ijuí
07 de outubro: Lajeado
16 de outubro: Alvorada
06 de novembro: Porto Alegre (Encontro Estadual)