A presidente da Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais do CRPRS, Miriam Cristiane Alves, esteve presente na Câmara Municipal de Pelotas na noite desta quarta-feira, 10/08, representando o Conselho Regional de Psicologia do RS na Audiência Pública em homenagem aos 60 anos de regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil.
O encontro foi mediado pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL). Além dela, integraram a mesa coordenadoras/es de curso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Faculdade Anhanguera de Pelotas, estudante de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS), Associação dos Usuários de Serviços de Saúde Mental (Aussmpe), Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Pelotas e Associação Docentes Universidade Federal Pelotas (ADUFPel) e Sindicato Nacional dos docentes das instituições de ensino superior (ANDES).
Fernanda iniciou a Audiência destacando a importância da presença da Psicologia no desenvolvimento de crianças e adolescentes e na transformação do mundo. “As pessoas tem uma ideia equivocada de que as/os psicólogas/os devem ser neutros, no entanto nós somos políticos e vamos estar atuando na transformação desse mundo”, disse a vereadora que estuda Psicologia.
Miriam Cristiane Alves evidenciou a relevância de uma Psicologia posicionada, descolonial e compromissada com as políticas públicas. “Que sigamos uma prática ancorada na luta política contra a violação dos direitos humanos, no respeito e na promoção da liberdade e dignidade humana”. A conselheira do CRPRS apresentou um vídeo que conta a trajetória da regulamentação da Psicologia no Brasil.
Um dos pontos altos da Audiência Pública foi a proposição de uma moção afirmando a modalidade presencial como fundamental para a qualidade da formação em Psicologia, ou seja, o debate da Audiência Pública reafirmou a luta contra a formação em Psicologia 100% EAD. Essa moção será entregue às três instituições de ensino com curso de Psicologia em Pelotas.
A audiência pública teve transmissão ao vivo pelo Facebook da TV Câmara Pelotas.