Psicólogas/os estão convidadas/os a participar da pesquisa ”Psicoterapia Online e Fatores Explicativos da Fadiga de Videoconferência”. O estudo está sendo desenvolvido pela psicóloga doutoranda Quésia Fernandes Cataldo (CRP 07/33361), orientada pela professora doutora Clarissa Marceli Trentini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Para participar e saber mais informações, acesse o link do questionário https://pt.surveymonkey.com/r/HTK7P2X. O prazo para recebimento de respostas é até fevereiro de 2024.
Objetivo da pesquisa é avaliar em que medida o uso e as atitudes frente à tecnologia, os traços de personalidade e a autoeficácia do terapeuta estão relacionadas com a fadiga de videoconferência de psicólogas/os brasileiras/os. Como objetivos específicos, propõe-se: identificar perfis de psicólogos em função da fadiga de videoconferência com base nas variáveis estudadas; propor um modelo explicativo da fadiga de videoconferência de psicólogas/os. O estudo contará com uma amostra de aproximadamente 400 participantes brasileiros e 400 participantes peruanos de ambos os sexos. O critério de inclusão para participação será ser psicóloga/o em exercício e residir em algum dos dois países.
A divulgação pelo CRPRS segue o disposto na Diretriz Interna de Gestão (DIG) nº 01/2021. Mais informações em crprs.org.br/pesquisaacademica.