Na sexta-feira, 27/04, o Conselho Regional de Psicologia esteve presente no Seminário de inauguração da Rede Multicêntrica, que atuará na formação de profissionais para atendimento de dependentes de drogas. A atividade, realizada no Salão de Atos da UFRGS, contou com a participação da conselheira, presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRPRS, Alexandra Ximendes na mesa “Políticas Públicas sobre Drogas”.
Alexandra apresentou o “Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas”, organizado pelo Conselho Federal de Psicologia. O material traz o resultado de vistorias em 68 instituições de internação para usuários de drogas, em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Aqui no estado, o Conselho Regional de Psicologia realizou inspeções em três comunidades terapêuticas. “Com esse trabalho podemos constatar que o dispositivo das comunidades terapêuticas ainda está, na grande maioria das vezes, congruente com a política nacional que identifica o sujeito que usa drogas como sujo, fracassado e perigoso, fadado à morte, não o reconhecendo e respeitando-o como sujeito, como um cidadão de direitos”, afirmou Alexandra em sua fala convidando todos os profissionais da saúde a refletir sobre seu papel no atendimento aos usuários de álcool e outras drogas.
O debate foi coordenado por Ricardo Charão (coordenador da Seção Estadual de controle das DST/AIDS), e contou com a participação de Karol Veiga Cabral (SES- RS /Coordenação saúde mental) e José Linck (Instituto de Criminologia e Alteridade).