A 11ª Coordenadoria de Saúde de Erechim sediou na última quinta-feira (01/03) a reunião preparatória para a criação do Polo Alto Uruguai do CRPRS. Quase duas dezenas de psicólogas e psicólogos da região participaram do encontro, que também traçou estratégias de divulgação sobre o trabalho das/os profissionais junto a suas comunidades.
A oficialização do Polo, já aprovada em plenária do CRPRS, será feita em encontro marcado para o próximo dia 5 de abril, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Erechim (rua Comandante Salomoni, 21). O tema do evento é "Atuação dos profissionais da Psicologia e a Inter-relação com as práticas integrativas e alternativas". A reunião de criação do polo terá a presença do coordenador da área técnica do CRPRS, Lucio Garcia. A agenda de todos os encontros do ano será divulgada após a formalização do Polo Alto Uruguai.
A presidente da Comissão de Descentralização do CRPRS, Patrícia de Moraes Silva, justifica que a região do Alto Uruguai, que abarca municípios da região norte do Estado, vem se consolidando há tempo como um polo regional de atuação psi. “O objetivo de formalizar a atuação do grupo é justamente fortalecer os laços de aproximação com a sede, em Porto Alegre, e a atuação das/os profissionais que trabalham nessas cidades por meio de orientações técnicas”, explica.
A política de descentralização do CRPRS já formalizou a criação de três polos regionais: Celeiro (com sede em Três Passos), Litoral Norte (com sede em Capão da Canoa) e São Borja (com sede em São Borja). Também está sendo debatida a formação de uma unidade na região da Campanha, cuja sede será em Bagé.