Profissionais e estudantes de Psicologia integrados ao Polo do Litoral Norte do CRPRS se reuniram em Capão da Canoa, no último sábado (28), para debater questões referentes à prática da psicoterapia como exercício profissional. Um dos pontos centrais do encontro, que ocorreu na Casa de Cultura Erico Verissimo, foi a leitura e o debate de pontos estratégicos da Resolução CFP 10/2000, que regulamenta a prática da psicoterapia por psicólogas/os.
“Foi uma manhã muito produtiva, de aprofundamento técnico e exemplos de práticas clínicas possíveis de serem exercidas”, avaliou o conselheiro do CRPRS Cleon Cerezer. Também foram abordadas situações relacionadas ao exercício ilegal da profissão e os procedimentos que devem ser utilizados por profissionais da Psicologia para defender a regulamentação, como registro de Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de flagrante de ilegalidade.
Associações de práticas ilegais na psicoterapia, que não estão fundamentadas cientificamente e não são do arcabouço teórico da Psicologia, de acordo com a Resolução 10/2000, também foram debatidas pelo grupo. A prática psicoterapêutica é um tema de muito interesse das/os profissionais, já que grande parte da categoria atua nesse campo. Também é uma maneira de estarmos próximos à categoria e de suas demandas profissionais”, completou o conselheiro.
O próximo encontro, que será realizado no final de novembro, deve ter como tema as questões de gênero e sexualidade, especialmente entre crianças e adolescentes. A data e o local do encontro ainda não foram definidas.