Na quinta-feira, 09/11, às 20h, o Polo Passo Fundo do CRPRS promove o evento “Comunicação Não Violenta: o que o Direito e a Psicologia têm a dizer?”, em parceria com o curso de Psicologia e curso de Direito da Faculdade IDEAU e a OAB/RS – Subseção de Passo Fundo. A atividade, que será realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo (R. Dr. João Freitas, 75), é voltada a estudantes e profissionais das duas áreas.
► Clique aqui e inscreva-se
O objetivo é refletir sobre as interlocuções entre as áreas do Direito e da Psicologia, numa perspectiva interdisciplinar atenta às demandas e transformações da sociedade contemporânea. “A proposição da temática ‘comunicação não-violenta’ traz a possibilidade de analisar a linguagem como um instrumento de humanização, bem como as suas expressões. Trata-se de considerar que tanto a área do Direito, quanto da Psicologia, com aquilo que lhes é específico, compartilham entre si a utilização da comunicação para desenvolver suas atividades. Destaca-se que, mesmo na comunicação mais formal, há a subjetividade humana na qual ancoram-se as narrativas e os discursos, logo a comunicação gera impactos tanto para aquele que fala, quanto para aquele que ouve, daí a importância de conhecer tais processos intencionando o domínio dos mesmos por meio do exercício de uma comunicação mais empática, consciente e compreensível, que contribua para um exercício profissional de excelência”, explica o coordenador do Polo Passo Fundo, Marco Antonio de Lima.
“Comunicação Não Violenta: o que o Direito e a Psicologia têm a dizer?” será mediada por Mayara Galvan dos Santos (CRP 07/30414), coordenadora do Curso de Psicologia da IDEAU, e contará com a participação de Gabriele Albuquerque Silva (CRP 07/20892), mestre em Educação (UPF), especialista em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa (IMED/Atitus Educação), especialista em Mindfulness e Terapias Integrativas (CBI of Miami/Centro Universitário Celso Lisboa), servidora do IFRS Campus Sertão no Departamento de Assistência Estudantil, educadora on-line e facilitadora em comunicação não violenta, inclusão e saúde mental, e Gabriel Dil, mestre em Direito (UPF), doutorando em Direito Público (Unisinos), coordenador jurídico adjunto da Aliança Nacional LGBTI+, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB - Subseção Passo Fundo/RS.