Portal contendo publicações será canal de acesso aos profissionais da saúde O Portal da Saúde Baseada em Evidências foi apresentado nesta quarta-feira (23/5), em Brasília, aos conselhos profissionais da área da Saúde durante reunião com o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. O presidente do CFP, Humberto Verona, esteve presente.
O Portal será um canal de acesso para que os profissionais das 14 profissões da área da saúde no Brasil possam ter acesso a publicações do mundo inteiro, entre elas artigos, revistas e jornais que possibilitem a capacitação dos profissionais nos seus trabalhos.
O Portal vai disponibilizar, inicialmente, seis bases de acesso internacionais à informação, com publicações de diversos países. Além disso, os conselhos terão um canal de participação para sugerir a inclusão de materiais. “O Ministério da Saúde entendeu que há materiais interessantes para os profissionais que não estão contemplados nas bases já disponíveis”, afirma o presidente do CFP, responsável pela reivindicação da contribuição dos conselhos na oferta de conteúdos ao Portal.
Acesso
Em um primeiro acesso ao Portal, cada profissional deverá inserir seu nome, número de registro no conselho e o Estado onde é cadastrado. Após o fornecimento dos dados, o Ministério da Saúde irá consultar as bases de dados dos conselhos de classe para verificar se o profissional é ativo e está autorizado a exercer a profissão. Após a validação, cada profissional receberá um login e senha de acesso ao Portal.
Segundo Humberto Verona, a iniciativa é muito importante para ampliar o acesso dos profissionais à informação qualificada e avançar na democracia em relação às informações produzidas, de forma gratuita. “Isto é um avanço e abre possibilidades de uso das informações, não só por psicólogos que estão na saúde de forma mais direta, mas por todos os outros profissionais interessados. Esta iniciativa vem somar e amplia ainda mais a iniciativa da BVS-Psi, já criada há anos pelo Sistema Conselhos e que já é uma fonte importante de consulta”, acredita Verona.
O lançamento do Portal está previsto para o dia 31 de maio.
Fonte: www.pol.org.br