As/Os psicólogas/os reunidos no último sábado (10/11) em Santa Maria no pré-Congresso Regional de Psicologia elegeram dez delegados, uma suplente e uma representante dos estudantes para participarem do evento estadual, marcado para os dias 5 e 6 de abril de 2019 em Porto Alegre.
Foram aprovadas 25 propostas que serão levadas ao plenário do Congresso, contemplando os três eixos definidos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) para as discussões do 10º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que será realizado em Brasília de 30 de maio a 2 de abril.
Das 25 propostas, seis se referem ao primeiro eixo (Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos) enquanto 10 estão vinculadas ao segundo eixo (O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos) e nove ao terceiro (Do exercício profissional).
O tema do 10º CNP é “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais".
Segundo a conselheira Patrícia de Moraes Rocha, que coordenou o pré-Congresso, diversos temas centrais do fazer psi foram contemplados nas propostas, entre eles diversidade, inclusão, descentralização e questões raciais.
Além disso, segundo a conselheira, também foi contemplada a diversidade presente na plenária para a escolha das/os delegadas/os.
Os próximos pré-Coreps ocorrem no sábado (17/11), em Pelotas (às 9h) e em Rio Grande (Às 14h).
Para saber mais sobre agenda de encontros, regulamentos e apresentação de propostas dos pré-Coreps, do Congresso Regional de Psicologia e do Congresso Nacional de Psicologia acesse este link.