O presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Pedro Paulo Bicalho, a vice-presidenta do CFP, Ivani Oliveira, estiveram na sede do CRPRS na quinta-feira, 26/01, para reunião de articulação com a atual gestão do Regional e funcionárias/os.
No encontro, o CFP destacou a importância de implementar ações que contribuam para que os Regionais consigam atender cada vez melhor a categoria, com a implementação de novas plataformas de gestão cadastral e financeira e adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para organização de processos e fluxos alinhados de trabalho. Além disso, a atual gestão do CFP assumiu o compromisso de viabilizar a efetivação da nova carteira de identidade profissional (CIP) da Psicologia e sua versão digital, a e-CIP.
Pedro Paulo Bicalho também anunciou o evento que irá acontecer na próxima semana, 30/01, para celebrar o aniversário da Resolução CFP nº 01/2018 e marcar o lançamento do Prêmio João W. Nery “Práticas em Psicologia para a Promoção da Diversidade Sexual e de Gênero”. A atividade irá reunir pessoas trans que fazem parte das novas gestões do Sistema Conselhos de Psicologia. “Precisamos ter esse cuidado com as pessoas trans que estão chegando nas gestões”, afirmou a vice-presidenta do CFP, Ivani Oliveira.
A reserva de vagas exigida na formação das chapas que concorreram aos Regionais e para o Federal, nas últimas eleições do Sistema Conselhos, garantiram a representatividade dos povos tradicionais, das pessoas negras, das pessoas com deficiência, das pessoas LGBTQIA+. “Essa foi uma mudança importante, uma grande conquista. Que transformação é essa que permite que nossos corpos estejam aqui?”, destacou a conselheira vice-presidenta do CRPRS, Miriam Cristiane Alves.
Para 2024, o Federal está preparando diversas ações em comemoração aos 50 anos dos Plenários e da constituição dos sete primeiros Regionais, como o CRPRS. “Queremos contar a história dos Conselhos, mostrar de que forma contribuíram para mudar a história da Psicologia, o que produziram que fizeram a diferença para a profissão”, revelou o presidente do CFP. Na ocasião também foi anunciado o resgate do projeto de mapeamento de incidência de participação social, para acompanhar os espaços de representação no Controle Social, e a divulgação do trabalho de monitoramento de projetos de Lei prioritários para a Psicologia no Congresso.
No encerramento do encontro, a presidente do CRPRS, Fabiane Konowaluk Santos Machado, agradeceu a presença dos representantes do CFP ressaltando a importância dessa articulação e aproximação entre Federal e Regionais. “Queremos estar cada vez mais próximos, para que o sistema de conselhos seja um processo democrático e que alcance o objetivo dessa gestão que além da valorização, trata da visibilidade e do impacto social da nossa profissão."