Na sexta-feira, 21/07, psicólogas/os que trabalham com avaliação psicológica em diferentes contextos estiveram reunidas/os na sede do CRPRS, em Porto Alegre, participando da primeira edição da "Oficina de Documentos Psicológicos: Laudos", promovida pela Comissão de Avaliação Psicóloga.
A conselheira Daiana Meregalli Schütz (CRP 07/19495), presidenta da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS, e as integrantes da Comissão Neusa Maria de Oliveira Chardosim (CRP 07/01976) e Cristiane Antunes Russo Rangel (CRP 07/12443) elucidaram dúvidas das/os participantes e reforçaram a importância de as/os profissionais acompanharem as ações do CRPRS, especialmente a publicação de normativas e orientações.
A Resolução CFP nº 06/2019 foi apresentada e detalhada, dando ênfase à estrutura recomendada para a produção de um laudo, que tem como finalidade "subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda" e deve “apresentar informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida”, conforme definido pela própria Resolução.
“Muitos processos éticos que chegam ao CRPRS hoje estão relacionados à produção de documentos psicológicos. Por isso, estamos organizando essa Oficina, que terá outras edições em diferentes regiões do estado”, explicou a conselheira Daiana reforçando a importância desse processo ser feito pensando no benefício para a pessoa que está sendo avaliada. “A avaliação psicológica é um processo que envolve testes, mas não é só isso, é algo de muita responsabilidade, que envolve várias questões que precisam ser observadas pela/o profissional”, complementou Neusa.
Na oficina, as/os psicólogas/os foram divididas/os em grupos para análise de exemplos de escrita de laudos e identificação de problemas em sua estrutura, considerando os itens obrigatórios: identificação; descrição da demanda; procedimento; análise; conclusão e referências.
“O Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o e a Resolução CFP nº 06/2019 nos dão a base para a construção de todos os documentos psicológicos. Precisamos, no entanto, ser críticas/os no momento dessa construção e considerar a natureza dinâmica e não definitiva desse processo”, ponderou Cristiane.
Ao final da oficina, as/os participantes avaliaram positivamente a iniciativa de organização da Oficina. No sábado , 12/08, às 09h , o CRPRS promove a segunda edição da Oficina, agora na Serra, em Caxias do Sul. A atividade, exclusiva para psicólogos/os, será presencial, no auditório da Subsede Serra (Rua Cel. Flores, 749. Mais informações clicando aqui.
A versão comentada da Resolução CFP nº 06/2019 pode ser acessada clicando aqui.