Estudantes e profissionais da saúde participaram na última quarta-feira (26) da [b]Reunião Ampliada “Atualizando a agenda em Saúde Mental para Álcool e outras Drogas”[/b], promovida pela Comissão de Políticas Públicas do CRPRS e que contou com a palestra da doutora e mestre em Medicina Preventiva em Saúde Mental, Ana Pitta.
Ana Pitta relatou sua experiência no atendimento a crianças e adolescentes do Centro Histórico de Salvador (BA) e reforçou a importância do atendimento integral como estratégia para o tratamento do uso abusivo de drogas. “Não podemos cuidar clinicamente dessas pessoas se não pudermos oferecer portas de saída para elas. Seja no campo da atenção psicossocial, da produção cultural, das expressões de identidade, oferecendo novas possibilidades para elas”, ressaltou.
A especialista ainda reforçou a necessidade de mais avanços da reforma psiquiátrica: “Já foi feito muito no Brasil, mas ainda há muitos moradores internados em instituições psiquiátricas. Ainda há no imaginário social o hospital psiquiátrico como o horizonte para as situações de crise, sendo necessário um permanente trabalho para não ver no medicamento a resposta para a qual se encaminhará todas as situações críticas. Este é um alerta geral com o qual devemos trabalhar sempre”.
No decorrer do evento, os participantes compartilharam suas experiências e debateram formas de aperfeiçoar o tratamento dos usuários. A gravação do encontro pode ser conferida no link [i]http://www.youtube.comvideos[/i].