Profissionais da saúde participaram de mobilização pela manutenção dos vetos do Ato Médico na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre nesta terça-feira, 06/08, das 12h às 13h30.
A conselheira Vania Mello representou o CRPRS destacando a conquista representada pelo veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei nº 268/2002, conhecido como Ato Médico.“Trata-se de uma vitória que ocorre em resposta à mobilização que vem sendo realizada há 11 anos pelo Sistema Conselhos de Psicologia e pelos 12 demais Conselhos Profissionais da área da Saúde em defesa da atuação interdisciplinar. Seguimos agora na mobilização pela manutenção dos vetos no Congresso Nacional”, afirmou Vania.
Os dez vetos garantem que não ocorra uma hierarquização das profissões da área da saúde, o que representaria um retrocesso ao modelo de saúde conquistado a partir da construção do Sistema Único de Saúde (SUS), que se articula por meio da atuação das diversas categorias profissionais.
Durante a mobilização, os profissionais promoveram um alerta à população sobre os prejuízos que a Lei do Ato Médico traria à saúde por retirar a liberdade de escolha do paciente.
- Envie mensagem aos parlamentares solicitando a manutenção dos vetos, clicando AQUI.
- Assine a petição pública 100 mil pela Saúde, clicando AQUI
- Mobilize-se pelas redes sociais utilizando a hashtag #mantenhamoveto
A participação de todos é muito importante!
* VEJA a manifestação do CRPRS sobre o veto da presidente Dilma Rousseff
* CONFIRA como ficou o texto do Ato Médico com os vetos
* CONHEÇA as razões dos vetos
* ACOMPANHE a cronologia dos 11 anos de luta contra o Ato Médico