No sábado, 23/08, foi realizado em Porto Alegre o lançamento do projeto "A força do diálogo em 40 mobilizações", no auditório do CRPRS. A atividade deu início à série de encontros promovidos pelo CRPRS, juntamente com a Sociedade de Psicologia e o Sindicato dos Psicólogos, pelos 40 anos do CRPRS, de forma alusiva ao Dia do Psicólogo.
O evento iniciou com a fala da conselheira vice-presidente do CRPRS, Lígia Hecker Ferreira, que trouxe um resgate histórico dos 40 anos da instituição. "Apresentamos as conquistas e lutas do CRPRS nesses 40 anos para que possamos pensar um pouco em nosso lugar, a partir de onde estamos falando e o que estamos propondo quando falamos do compromisso social da Psicologia", destacou Lígia, que mencionou questões com as do Ato Médico, Reforma Psiquiátrica, Projeto de Lei das 30 horas e Diversidade Sexual, entre outras. A conselheira apresentou também o planejamento estratégico desenvolvido pela gestão. Entre os itens destacados, está a busca pela qualificação das formas de comunicação e relacionamento com a categoria e a sociedade, tanto pela sistematização de informações, como também por meio de novas formas de contato, como o novo site e, futuramente, vídeos temáticos, transmissão online dos eventos e o desenvolvimento de um aplicativo. A ampliação da capacidade do CRPRS de pautar a mídia, buscando inserções que aumentem a visibilidade da Psicologia na sociedade, também está entre os objetivos estratégicos. Outro item salientado foi o desenvolvimento de uma política de descentralização, buscando uma aproximação com os psicólogos em regiões geográficas menos alcançadas pelo Conselho. O projeto "A força do diálogo em 40 mobilizações" está incluído nesses objetivos estratégicos, visando a ampliar a aproximação com a categoria por meio da realização das 40 encontros pelo estado, articulando-se com os profissionais e também com associações de psicólogos das diferentes regiões.
A atividade contou também com a fala da diretora administrativa da Sociedade de Psicologia do RS, Ione Maria Russo, que trouxe um histórico do surgimento da psicologia profissional no Brasil. Ione também apresentou a entidade, que completa 55 anos, assim como sua estrutura, que se articula por meio de núcleos e comitês, e a revista da instituição. Em seguida, Danielle Souza de Moraes, integrante da diretoria colegiada do Sindicato dos Psicólogos do RS, apresentou o histórico da entidade, explicou suas principais funções e lutas, como o Projeto de Lei das 30 horas, e convidou a categoria a participar das articulações.
Fernanda Spanier Amador, professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS e líder do Grupo de Pesquisa N-PISTA(s) - Núcleo de Pesquisas em Instituições, Subjetivação e Trabalho em Análise(s), realizou fala com o tema "Clínica do Trabalho e o Compromisso Social". A psicóloga considerou importante a proposta do tema, em razão da "necessidade de se discutir essa fronteira entre o que se produz em termos de conhecimento a respeito do trabalho, da subjetividade dos trabalhadores e a sua cooptação a serviço dos interesses capitalísticos que nos atravessam por todos os lados, em função dos arranjos do contemporâneo." Fernanda trouxe um olhar a partir de três pontos: pensar em que clínicas do trabalho precisamos no contemporâneo; as abordagens clínicas do trabalho e seus principais operadores conceituais e metodológicos; e as ideias que vêm sendo desenvolvidas na direção do que se tem chamado de uma clínica do acontecimento no trabalho, com base na filosofia da diferença, contribuindo para fazer a clínica do trabalho de acordo com a realidade brasileira.
____________________________
Confira as atividades do projeto "A força do diálogo em 40 mobilizações", em razão dos 40 anos do CRPRS e alusivas ao Dia do Psicólogo em
www.crprs.org.br/dialogo