Na última edição do ano, estudantes de Psicologia tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Conselho e de entender como funciona o Sistema Conselhos.
Baixar o arquivo completo
Versão folheável
Aconteceu na segunda-feira, 07/11, a última edição do ano do Projeto Visita ao CRPRS. Ao longo do ano, foram realizadas seis edições do evento, que objetiva promover a aproximação dos estudantes ao Sistema Conselhos. No total, 97 estudantes das instituições Cesuca, Fadergs, Ibgen, Ipa, Pucrs, Ufcspa, Ufrgs, Ulbra, Unilasalle e Uniritter passaram pelo CRPRS.
A última edição contou a participação de uma professora e de 14 graduandos/as dos cursos de Psicologia do Centro Universitário Metodista IPA e da Unilasalle. Na primeira parte do evento, a relações públicas Nádia Miola, a Psicóloga Fiscal Adriana Dal Orsoletta e a funcionária do setor de Cadastro Renata Severgnini apresentaram aos/às presentes como se dá o funcionamento do CRPRS no âmbito de suas subsedes, comissões e grupos de trabalho. Além disso, Renata orientou sobre o processo de cadastro de novos/as profissionais e Adriana abordou alguns temas relacionados à ética da profissão.
O evento marcou também a primeira participação da nova gestão do CRPRS no projeto. Os/as conselheiros/as Ângelo Costa e Mayte Amazarray falaram brevemente sobre a configuração da nova gestão e demarcaram que o momento é de apropriação das práticas do CRP pelos novos/as conselheiros/as e de buscar ferramentas para a aproximação dos/as profissionais do estado.
Mayte, que coordena a Comissão de Formação, destacou a importância da participação dos/as estudantes nos debates promovidos pelo CRPRS. Nesse sentido, Ângelo apontou que as colaborações feitas por alunos/as sempre são muito importantes por apresentarem a perspectiva crítica de pessoas ainda em formação profissional. Os/as conselheiros/as apresentaram ainda as principais pautas que a gestão pretende debater dentro das comissões que integram, como a de Direitos Humanos, de Comunicação, de Formação e de Psicologia, Trabalho e Organizações. Com relação à Comissão de Direitos Humanos, Ângelo destacou que o grupo pretende pautar discussões sobre diversidade sexual e de gênero, racismo, violência contra crianças e adolescentes, violência de Estado e acessibilidade.
Na última parte do encontro, os/as presentes foram guiados pela relações públicas Nadia em uma visita à estrutura física da sede do Conselho.