Estudantes dos cursos de psicologia de Porto Alegre e região metropolitana tiveram a oportunidade de conhecer o Conselho na manhã da última quinta-feira, 16/05, durante o projeto Visita ao CRPRS. Na primeira edição do ano, alunas/os do IPA, Unisinos, Ulbra e UFCSPA, foram recepcionados no auditório da sede do Conselho, em Porto Alegre.
No encontro, a relações-públicas Nádia Miola deu as boas-vindas aos presentes. “Que bom que vocês aceitaram este convite para estar aqui conhecendo o Conselho, nossa estrutura, nosso trabalho e começar a fazer parte desta instituição que muito em breve vai ser referência para todos vocês”. Nádia apresentou às/aos futuras/os psicólogas/os a estrutura e o funcionamento da instituição, que tem o objetivo de orientar, fiscalizar e regulamentar a profissão. Também falou sobre o número de profissionais inscritas/os no CRPRS, o papel das subsedes e o trabalho de descentralização por meio dos polos.
As instâncias deliberativas do CRP, como os Pré-Congressos e os Congressos Regionais e Nacional da Psicologia (CNP) - meios de participação das/os futuros profissionais - foram apresentadas pela relações-públicas. “É no Congresso Nacional da Psicologia que as/os delegadas/os trabalham, discutem, aperfeiçoam e elegem as propostas mais importantes para a Psicologia”. As/Os estudantes foram convidadas/os a participar das reuniões das Comissões, Núcleos e GTs e acompanhar os meios de comunicação do CRPRS para que fiquem por dentro das novidades do Conselho.
A funcionária Renata Severgnini, responsável pelo Setor de Cadastro, passou informações sobre o processo de inscrição no Conselho, que é obrigatório para atuação profissional, e respondeu dúvidas referentes ao pagamento de anuidade. Falou também sobre a importância de manter os dados atualizados junto ao Cadastro. “A partir do momento da inscrição, é obrigação de toda/o psicóloga/o manter seus dados atualizados, como telefone, endereço, e-mail e o nome”. As solenidades de entrega de carteiras e a nova carteira profissional, prevista para o final deste ano, foram novidades citadas pelo Cadastro.
A conselheira Mayte Raya Amazarray, presidente da Comissão de Formação do CRPRS, apresentou o trabalho da Comissão, destacando a estratégia de proximidade do CRPRS com as coordenações de curso e supervisores de estágio. “Promovemos debates, reuniões, fóruns com as/os coordenadoras/es de curso para saber quais são as principais demandas dos cursos de graduação em Psicologia”. A importância da/o supervisor de estágio estar inscrito no Conselho foi ressaltada. “O estágio é uma instância dentro da graduação que já se configura como uma prática profissional e não pode acontecer sem o acompanhamento e a supervisão de uma/um professora/o que precisa estar inscrita/o no Conselho”.
Mayte citou a importância da participação dos estudantes no Encontro de Serviços-Escola de Psicologia do Rio Grande do Sul, que será realizado nos dias 24 e 25 de maio na PUCRS e ressaltou o esforço da Comissão e das/os conselheiras/os em estarem presentes nas cerimônias de colação de grau.
Após a apresentação do Conselho, as orientações sobre o processo de inscrição e a apresentação do trabalho desenvolvido pela Comissão de Formação, as/os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com a Área Técnica do CRPRS.
A psicóloga fiscal Adriana Dal Orsoletta Gastal reforçou a importância do trabalho do Conselho. “Estar inscrita/o no Conselho é mais do que uma obrigação, é um respaldo legal para exercer a profissão”. Adriana citou alguns trechos do Código de Ética, destacando o artigo sobre os deveres da/o profissional, e apresentou a nova Resolução CFP nº 006/2019, que trata sobre as regras para elaboração de documentos escritos produzidos pela/o psicóloga/o no exercício profissional. A psicóloga fiscal destacou o trabalho da Área Técnica do CRPRS respondendo dúvidas das/os psicólogas/os e debateu sobre a prática de coaching e as práticas alternativas.
Após as apresentações, as/os alunas/os foram convidadas/os a conhecer a estrutura do Conselho. Para Sandra Mara Penha Nunes, aluna do 3° semestre de psicologia do IPA, a experiência de participar do projeto Visita fortaleceu o aprendizado que teve em sala de aula. A fala da Área Técnica foi destacada pela aluna. “É bom saber onde buscar nossos direitos e que temos um amparo legal, um lugar onde posso ser orientada".
O que levou Murilo Martins da Silva, estudante do 1° semestre da UFCSPA, a participar da visita foi a sugestão de sua professora durante a disciplina de Ciência e Profissão, em que o aluno conheceu um pouco do trabalho do Conselho. “A palestra foi bem interessante, agregou bastante, principalmente essa questão do coaching que também discutimos na turma”.
A próxima edição do Visita ao CRPRS está marcada para o dia 05/08, às 19h, as inscrições podem ser feitas através deste link.