A psicóloga Caroline Daronco Campos Romero Sanches (CRP 07/20076), coordenadora do Polo Cruz Alta do CRPRS, conquistou o 1º lugar em uma das categorias da II edição do Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello: Práticas Inovadoras no Exercício da Psicologia. A iniciativa do Conselho Federal de Psicologia tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar estudos e experiências de psicólogas/os que representem avanços inovadores na produção de conhecimento em diversas áreas da Psicologia. Nessa segunda edição, foram inscritos trabalhos inéditos apresentados sob a forma de artigo técnico ou relatos de práticas embasadas na ciência psicológica e submetidos a uma comissão julgadora.
Com o título de “Habilidades do século XXI em estudantes de um curso de formação em programação de computadores”, o trabalho de Caroline ganhou o 1º lugar na categoria “Experiências ou produtos derivados de trabalhos realizados em cursos de especialização ou de mestrado”.
No estudo, Caroline investiga a relação entre competências socioemocionais e digitais e mensura a eficácia do programa #TeuFuturo em desenvolvê-las. O programa #TeuFuturo, desenvolvido pela Atitus Educação e parceiros, realiza atividades auxiliando jovens a treinar e desenvolver seu potencial para trabalhar em programação de computadores e gerar um ciclo sustentável de inovação e transformação social.
Além desse reconhecimento, as psicólogas do Rio Grande do Sul Ana Carolina Wolf Baldino Peuker (CRP 07/11084) e Sibele Faller (CRP 07/14360) ficaram em 2º lugar na categoria “Experiências ou produtos derivados do trabalho profissional” com o título “Plataforma AVAX PSI: método inovador de avaliação psicológica aplicado em ambientes corporativos”.
Ao todo, dez trabalhos foram selecionados, entre menções honrosas e premiações de até R$ 2 mil. O prêmio profissional é regulamentado pela Resolução do CFP nº 32, de 15 de dezembro de 2022.
Clique aqui e conheça outros trabalhos premiados pelo CFP.
Sobre Sylvia Leser de Mello
Sylvia Leser de Mello, falecida em janeiro de 2021, foi uma renomada intelectual e docente, dedicando grande parte de sua vida ao desenvolvimento da Psicologia Social. Professora do Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Sylvia integrou Filosofia, Literatura e Psicologia em suas pesquisas, focando em temas como interação social, o homem no trabalho e economia solidária.
Em 2003, Sylvia recebeu reconhecimento do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-06/SP) por sua dedicação à Psicologia no Brasil. Em 2011, a Revista Ciência e Profissão publicou um artigo em sua homenagem.
Como reconhecimento ao seu legado e contribuições na área, o Conselho Federal de Psicologia instituiu a primeira edição do Prêmio Profissional Sylvia Leser de Mello em 2022, em que foram inscritos 160 trabalhos inéditos. Em dezembro do mesmo ano, o CFP tornou anual a periodicidade da premiação, por meio da Resolução Nº 32/2022.
Informações: Conselho Federal de Psicologia