A Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do CRPRS promoveu na última quarta-feira (10) o encontro [b]“Trânsito também é saúde!"[/b]. A iniciativa, que envolveu profissionais e estudantes, teve como objetivo abordar a relação entre Psicologia e trânsito a partir de duas perspectivas: o comportamento de condutores e pedestres no trânsito e os impactos dos acidentes sobre a saúde mental das vítimas.
O encontro, coordenado pela conselheira Sinara Cristiane Tres, contou com a participação das psicólogas Maria Aparecida Morsch, da Divisão de Educação para o Trânsito do DETRAN/RS, e Estefânia Zanatta, do Hospital Cristo Redentor. “Este evento reflete o entendimento do Conselho de que o trânsito é uma questão que também deve ser pensada pela perspectiva da saúde”, salientou Sinara.
A psicóloga Maria Aparecida Morsch apresentou dados sobre os índices de acidentes no Brasil e no Rio Grande do Sul. No país, cerca de 66 mil pessoas morrem por ano em decorrência de acidentes de trânsito. Os índices nas estradas gaúchas também são alarmantes: apenas neste ano já houve mais de 600 mortes no Estado. Abordando as ações desenvolvidas pelo DETRAN/RS para a educação no trânsito, a psicóloga chamou a atenção para a importância da Psicologia na formação de multiplicadores.
A profissional do Hospital Cristo Redentor, Estefânia Zanatta, trouxe esclarecimentos sobre a realização do acompanhamento psicológico para as vítimas de acidentes durante o período de internação. A profissional explicou que o trauma físico decorrente de um acidente sempre gera consequências sobre a saúde emocional do indivíduo. “Sabemos que mente e corpo são indissociáveis. Desta forma, a Psicologia deve ajudar o indivíduo na construção do sentido daquele evento traumático em sua história de vida”, enfatizou.
No final do encontro, foi aberto espaço para que os presentes fizessem perguntas e compartilhassem suas experiências na área do trânsito. Em sua fala final, a conselheira Sinara Cristiane Tres lembrou que as reuniões da Comissão de Trânsito e Mobilidade Humana do CRPRS estão sempre abertas a todos os profissionais interessados na temática.