O CRPRS promoveu em Três Passos, nos dias 26 e 27/04, mais uma edição da Gira Psi, reunindo psicólogas/os, estudantes de Psicologia e comunidade na sede do Centro Universitário UNINTER da cidade. Na programação, houve destaque para assuntos de interesse aos povos e comunidades indígenas que se relacionam com as atividades da Gira. Oficina de documentos psicológicos; atuação nas políticas públicas de saúde, assistência social e educação; práticas de enfrentamento ao racismo, capacitismo e LGBTQIA+fobia também integraram a programação. Além disso, ao longo da semana, a psicóloga fiscal Geovana da Silva Ferreira realizou fiscalizações a pessoas jurídicas que prestam serviços de Psicologia na região.
As oficinas da Gira Psi em Três Passos tiveram a participação do conselheiro vice-presidente, Ademiel de Sant’Anna Junior; da conselheira tesoureira, Maria Luiza Diello; do conselheiro secretário, Luis Henrique da Silva Souza; da conselheira Camila Dutra dos Santos, que também é presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais; da conselheira Samanta Medeiros Ferreira, presidenta da Comissão de Direitos Humanos; da conselheira Daiana Meregalli Schutz; da conselheira Priscila Gore Emilio.
Na sexta-feira, 26/04, pela manhã, foi realizada a oficina “Psicologia nas Políticas Públicas de Saúde, Educação e Assistência Social: possibilidades no território”, reunindo gestoras/es municipais de políticas públicas e psicólogas/os trabalhadoras/es das políticas públicas. À tarde, aconteceu a oficina de documentos psicológicos com o intuito de orientar a categoria quanto à produção de laudos psicológicos, tendo como referência a Resolução CFP nº 06/2019 transversalizada por marcadores de raça e gênero, e a oficina “Ecologias, segregação socioespacial e práticas profissionais da Psicologia em contextos de Emergências e Desastres”. Na sequência foi realizada a oficina “Ciclo de Debates A Branquitude e o Racismo têm dessas coisas: quem escuta Povos Indígenas e Comunidades Negras na cidade?”.
No sábado, 27/04, a oficina “Fazeres da Psicologia na garantia dos Direitos Humanos" tratou sobre práticas tradicionais indígenas de cuidado no território. Na oficina “Lei nº 13.935/2019: desafios e possibilidades do fazer em Psicologia na Educação” a conversa foi sobre as possibilidades de atuação na área e sobre práticas pertinentes para a efetiva implementação da Lei. Finalizando o sábado, na oficina “Prática da psicoterapia por psicólogas/os e constelação familiar” foram debatidas a Resolução CFP nº 13/2022 que estabelece diretrizes e deveres para o exercício da Psicoterapia por psicólogas e psicólogos e a Nota Técnica 01/2023 que visa a orientar psicólogas e psicólogos sobre a prática da Constelação Familiar, também denominada Constelações Familiares Sistêmicas.
A próxima Gira Psi acontece nos dias 17 e 18/05 em Alegrete. Acompanhe mais sobre a Gira Psi em crprs.org.br/girapsi e programe-se para os próximos eventos.