Psicólogas/os vinculadas/os à rede pública de educação básica (Secretarias Municipais ou Estaduais de Educação) estão convidadas/os a participar da pesquisa “Atuação de psicólogos escolares e educacionais na América Latina: concepções, desafios e inovações nas políticas públicas de educação básica”. A pesquisa está vinculada ao Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE), ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP) e ao Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina (PROLAM/ USP) e é coordenada nacionalmente pela professora titular Marilene Proença Rebello de Souza, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).
Aqui no Rio Grande do Sul a pesquisa vem sendo conduzida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
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O projeto atende aos princípios éticos para pesquisas envolvendo seres humanos e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da USP — CAAE: 71628723.80000.5561 — parecer: 6.239.315, patrocinador principal: CNPq.
Em âmbito nacional, a pesquisa contempla 23 estados brasileiros e o distrito federal, com pesquisadoras/es de Pós-Doutorado, estudantes de Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica do LIEPPE e PROLAM (USP), assim como com equipes de diversas instituições de ensino de todo o Brasil. Também há previsão de abrangência internacional, especialmente de países latino-americanos, com a colaboração de pesquisadoras/es de Universidades do Brasil, México, Cuba, Argentina, Colômbia, Porto Rico, Costa Rica e Peru, por meio de Convênios, Acordos de Cooperação Internacional e Nacional. Assim, a pesquisa conta com a participação em Grupos de Trabalho da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP), da União Latino-americana de Psicologia (ULAPSI) e da Associação de Pesquisadores Latino-americanos e Europeus (AHILA).
O objetivo geral é compreender e analisar a atuação de psicólogos na Educação Básica no que se refere às concepções, desafios e inovações para o enfrentamento do fracasso escolar e para a melhoria da qualidade social da escola em países da América Latina.