Na sexta-feira, 25/08, o CRPRS realizou a abertura da I Mostra Regional de Práticas em Psicologia – A Técnica Aliada À Arte – “50 anos de História” no auditório Luis Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana.
A presidente do CRPRS, Vera Lucia Pasini, ressaltou que ao comemorarmos os 50 anos da regulamentação da profissão, precisamos nos dar conta que a Psicologia ainda tem muito a construir para enfrentar situações que o contemporâneo tem apresentado. “Devemos refletir sobre essas novas demandas, sobre a necessidade de reinventar a vida, como uma obra de arte. Por isso, escolhemos essa temática para nossa Mostra Regional de Práticas. Acreditamos que a arte tem nos ajudado a pensar a técnica da psicologia, oxigenando o nosso fazer”, explicou Vera.
A professora doutora Tania Mara Galli Fonseca destacou em sua fala essa relação entre Psicologia e Arte. “Olhamos ao redor, e vemos na arte, este plano não incumbido socialmente a dar referências e funcionalidades ao mundo das coisas e dos homens, uma saída. Seja na literatura, seja na pintura e na música, seja em qualquer outro tipo de expressão estética e poética, encontramos algum sentido não para dar sentidos ao não-sentido que perdura em seus impertinentes e tenazes enigmas”, falou.
A professora doutora Helena Scarparo, fez uma análise com base em imagem de jornais de 1962, ano de regulamentação da profissão no Brasil em uma apresentação repleta de conteúdo, certezas, vieses e silêncios, como descrito por ela mesma. “Devemos aproveitar esse marco dos 50 anos que Psicologia para refletir sobre que Psicologia queremos construir, lembrando sempre que o passado nunca está ausente do presente”, declarou.
Confira a fala de Tania Mara Galli Fonseca na íntegra no arquivo em anexo.