A partir do tema “Psicologia: Profissão na construção de uma educação para todos”, o Conselho Federal de Psicologia, em conjunto com os Conselhos Regionais, definiu o ano de 2008 como o ano da Educação. Esta escolha está alinhada com a certeza de que a Psicologia tem muito a contribuir na luta pela consolidação de uma educação respaldada nos princípios do compromisso social, dos direitos humanos e no respeito à diversidade enquanto elementos de sustentação de uma efetiva inclusão social.
A Educação é reconhecidamente uma das áreas tradicionais de inserção do psicólogo e, assim como as demais políticas públicas, tem demandado para a categoria a necessidade de ampliar e aprofundar a reflexão sobre seu fazer, os desafios e impasses impostos pelo mundo contemporâneo. É tempo de perceber o que a escola tem produzido, como incide na produção do conhecimento e como este processo dialoga com a produção de subjetividade dos sujeitos nela incluídos. Nos parece legítimo propor que esta reflexão também considere a necessidade de reconhecer os efeitos produzidos nos sujeitos dela excluídos.
No sentido de garantir que este debate seja realizado a partir da realidade vivida pelos psicólogos que atuam neste campo, concretamente, desde abril de 2008 o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) vem investindo na construção de um novo espaço, com a perspectiva de estabelecer um real canal de comunicação com a categoria, que proporcione através do exercício do encontro e da troca de experiências terreno produtivo para fomentar reflexões e ações afetas ao tema da Educação e nossa prática profissional.
O Grupo de Trabalho (GT) da Educação busca aprofundar o conhecimento sobre as práticas, impasses e possibilidades vividas pelos psicólogos que atuam no campo da Educação. Trabalhar coletivamente o que nos mobiliza no cotidiano de nossa intervenção e principalmente produzir ações que contribuam para o pleno exercício da cidadania é meta do GT.
Iniciamos nossos encontros pautados pela necessidade de agregar a categoria em torno deste tema, para isso organizamos uma agenda que contemple os eixos temáticos propostos pelo VI CNP, quais sejam: Psicologia, Políticas Públicas Intersetoriais e Educação Inclusiva; Políticas Educacionais: legislação, formação profissional e participação democrática; Psicologia em Instituições Escolares e Educacionais; e Psicologia no Ensino Médio. Estes são eixos iniciais pois entendemos que o espaço deverá permanecer aberto para novas contribuições a serem formuladas pelos profissionais, a partir de suas realidades e vivências.
Nossos objetivos, ao propor este debate, passam por ampliar a inserção, a qualificação e a valorização dos psicólogos que atuam no contexto escolar e educacional. Também fazem parte de nossas aspirações aprofundar as discussões sobre a política de educação, qualificando o psicólogo técnica e politicamente para melhor compreender a complexidade do sistema e nele intervir no sentido de indagar, problematizar e desnaturalizar os processos de ensino aprendizagem, seus impasses e potencialidades. A educação, na perspectiva da política pública, deve ser afirmada enquanto um direito, e como tal, nossas práticas devem incidir na sua garantia.
Finalizamos convidando os psicólogos e demais atores da política da educação, para participarem do GT Educação. A participação nas reuniões, de profissionais envolvidos diretamente com a Educação, em suas diferentes interfaces, é fundamental para que a produção realizada apresente reflexões e ferramentas que subsidiem a prática cotidiana. Acompanhe pelo site www.crprs.org.br a agenda do GT Educação.
FIQUE ATENTO: na semana de comemoração do Dia do Psicólogo de 2008, entre outras atividades o CRP realizará um Encontro nos dias 29 e 30 de agosto, em Porto Alegre. O evento sobre Psicologia e Educação contará, entre outros convidados, com a presença da Dra. Maria Elizabeth Barros de Barros, professora da Universidade do Espírito Santo e profissional com importante contribuição no tema da psicologia e educação.
Ceres Simone Simon
Coordenadora do GT Educação do CRPRS
Silvia Giugliani
Assessora Técnica do CREPOP