O Conselho Federal de Psicologia, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia e o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro promovem, na cidade do Rio de Janeiro, nos próximos dias 28, 29 e 30 de junho, o Seminário “Mídia e Psicologia: produção de subjetividade e coletividade”. O evento tem o objetivo de discutir as influências da mídia sobre a produção da subjetividade humana.
Os três dias de debate trarão profissionais renomados da área da Comunicação brasileira, dentre jornalistas, publicitários e formadores de opinião, sempre ladeados por psicólogos com conceituada produção nesta discussão.
Da programação do evento, da qual constarão ainda diferentes atividades culturais, destacam-se seus Eixos de Discussão, que nortearão o Seminário:
- A Tecnologia das Mídias: a relação dos sujeitos com os meios técnicos de comunicação;
- A Produção de subjetividade: a tensão entre cidadania e alienação;
- Mídia e Produção de Subjetividade: questões da cultura;
- Mídia e Produção de Subjetividade: o poder da mídia;
- Mídia e Produção de Subjetividade: questões do racismo;
- Mídia e Produção de Subjetividade: questões da violência;
- Publicidade e a Produção de Subjetividade;
- Mídia e Produção de Subjetividade: questões da infância e adolescência;
- Educação para a Mídia;
- A Contribuição da Psicologia para a Mídia de Resistência;
- A Constituição de Sujeitos: a tensão entre ficção e realidade;
- Ética e Pensamento na produção de subjetividade.
Da área da comunicação, nomes como Inácio Ramonet, do Le Monde; Guilherme Canelas, da ANDI; e o publicitário Roberto Menna Barreto, dentre outros, são esperados. O evento conta com o apoio do Fórum Nacional pela Democraticação da Comunicação - FNDC e com o suporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Psicologia e Escola de Comunicação.
As inscrições de trabalhos (apresentações orais) já estão abertas!
Informações pelo telefone: (61) 2109-0107 - com Patrícia ou Nídia : ou ascom@pol.org.br
Fonte: Conselho Federal de Psicologia